Filie-se
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

Em Franca, alfabetização vai ao encontro das pessoas

22 de março de 2013
Email Share
Secretaria de Educação percorre a cidade buscando descobrir e  pessoas não alfabetizadas

Secretaria de Educação percorre a cidade buscando descobrir e pessoas não alfabetizadas

Franca (SP) – A secretaria de Educação voltará a campo neste sábado, realizando um trabalho de corpo a corpo em visitas nos bairros da região Oeste, buscando descobrir e convencer pessoas não alfabetizadas a aproveitar as oportunidades que a Prefeitura está oferecendo. O ensino disponibilizado corresponde ao antigo primário, esclarece a professora coordenadora do programa, Rita Mozetti, salientando que no final da semana passada essa ação externa ocorreu em diversos bairros da região Norte, a partir do Parque dos Pinhais, Parque Leporace e outros bairros adjacentes.

Os resultados num primeiro momento foram muitos positivos, segundo Mozetti, ficou claro que muitas pessoas realmente sentem vergonha em dizer que não sabem ler e nem escrever. Junto com as abordagens as equipes da Prefeitura contam com carros de som percorrendo as ruas, com uma mensagem padrão de chamamento, orientando-as a procurar uma das escolas municipais existentes no bairro. A Prefeitura conta com 45 núcleos atualmente instalados, com possibilidade de aumentar esse número e a quantidade de beneficiários, bastando que os interessados manifestem essa vontade.

Um exemplo citado pela coordenadora do programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), usando apenas o primeiro nome da pessoa, contou o caso de dona Rosa, do Leporace, a qual diz ser comerciante e trabalhar na Santa Casa de Franca e está fora da escola há 30 anos. Ela vai procurar tempo para estudar. O sr. José, da mesma região, disse que “vocês caíram do céu” (em relação às educadoras), pois não sabia que existia escola para um homem da idade dele, pois há 40 anos deixou os estudos para trabalhar e hoje quer ter um tempo para se dedicar aos estudos.

Muitas pessoas durante a abordagem omitiram a situação de não alfabetizadas, mas fizeram questão de perguntar tudo, ressaltou a educadora durante essa peregrinação pelos bairros da região Norte.

Informações da Prefeitura de Franca (SP)

Assine nossa Newsletter

Segundo o Datafolha, 68% dos brasileiros responsabilizam Dilma pela corrupção na Petrobras. E você?

Ver resultados

Loading ... Loading ...