Filie-se
PSDB – ES
PSDB – ES


César Colnago visita Maternidade de São Mateus

23 de janeiro de 2018
Email Share

O governador em exercício, César Colnago (PSDB), visitou nesta sexta-feira (19), o Hospital e Maternidade de São Mateus. A unidade será reformada e terá a estrutura física ampliada. O recurso para a obra, R$ 3.746.934,57, será repassado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), permitindo que o serviço se torne referência em gestação de alto risco para os 14 municípios da Região Norte. Outro benefício para a população da Região Norte é que o hospital aumentará a abrangência de atendimento em gestação de risco habitual de quatro para oito municípios, passando a atender também Montanha, Mucurici, Pinheiros e Ponto Belo, além de Conceição da Barra, Jaguaré, Pedro Canário e São Mateus.

“Essa é a lógica da política de regionalização da Saúde, em que o cidadão é atendido mais perto de casa, evitando longos deslocamentos em busca de atendimento e oferecendo à população mais comodidade e qualidade de vida”, destacou o subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marily, que acompanhou a visita.

Após a obra, o Hospital e Maternidade de São Mateus terá capacidade de realizar 3.382 partos de risco habitual e 966 partos de alto risco por ano. Além disso, terá 26 leitos de alojamento conjunto, 14 leitos de alto risco, 10 leitos neonatais e cinco leitos de pré-parto, parto e pós-parto, totalizando 55 leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para atendimento à mulher e à criança da região. Hoje, a unidade realiza 1.764 partos por ano e conta com 37 leitos do SUS, sendo 26 obstétricos.

Hospital Meridional

Para garantir o atendimento aos pacientes da Região Norte, a Secretaria de Estado da Saúde compra leitos clínicos, de terapia intensiva e de terapia neonatal no Hospital Meridional. Em 2017, foram investidos cerca de R$ 6 milhões em compra de leitos na Unidade.

Durante visita ao Hospital, o governador em exercício, César Colnago, anunciou que a Secretaria de Estado da Saúde finalizou o estudo para a implantação do Centro de Referência Cardiovascular na unidade, para atender aos cidadãos na Região Norte. Agora, será dado início ao processo de modelagem para contratualização e credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

Estamos dando passos importantes para resolver os desafios da oncologia e da cardiologia em São Mateus. Estamos levando uma proposta ao governador para que o Hospital Maternidade possa utilizar o espaço onde funcionava o antigo Batalhão da Polícia Militar. Com isso vamos poder ampliar o atendimento e oferecer mais conforto aos pacientes”, destacou o governador em exercício.

Ainda em São Mateus, Colnago visitou as dependências da feira de roupas, local que reúne os vendedores.

Compartilhe!

Assine nossa Newsletter

Ad