Filie-se
PSDB – ES
PSDB – ES

Nota de Desagravo

7 de agosto de 2018
Email Share

Nada mais perigoso que correr o risco de ver o Brasil dirigido por figuras que, além de carregarem em sua história o ranço do autoritarismo, explicitam a sua face preconceituosa com viés racista e excludente.

Isto ficou claro na fala do general da reserva Hamilton Mourão que, em uma “palestra” no Sul do país, afirmou: “o povo brasileiro herdou do português o gosto pelos privilégios, do indígena a malemolência e dos africanos a malandragem”.

Num momento em que o Brasil debate o futuro, não podemos imaginar vê-lo entregue a indivíduos cuja desqualificação chega ao extremo de produzir tais afirmações. Elas se colocam na contramão de tudo o aquilo por que lutamos ao longo de décadas. Ou seja, a defesa de uma sociedade em que a democracia seja o principal valor e a inclusão possa atingir todos indistintamente. São esses os valores que sempre nos moveram e que hoje exigem que não fiquemos em silêncio diante de uma afirmação que, na observância da lei, é criminosa.

Por falar nisso, a Lei nº 7.716, em seu artigo 20 diz que: Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime com pena prevista com reclusão de um a três anos e multa.

Diante destes nebulosos fatos, o PSDB-ES vem a público manifestar total indignação com as afirmações proferidas por esse senhor. Além de deixar clara a sua postura de respeito à lei e compromisso com a promoção da igualdade racial, essencial num País que se quer democrático.

PSDB-ES

Compartilhe!