Ministro da Saúde diz que torce para mulheres “pegarem zika antes da idade fértil”
O ministro da saúde, Marcelo Castro, afirmou que torce para que “mulheres peguem o zika antes de entrar no período fértil, para ficarem imunizadas pelo próprio mosquito”. A “brincadeira” foi alvo de críticas da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO).
“Nós estamos vivendo um momento crítico no país. É um momento que não podemos levar com brincadeiras. Muitas mulheres se sentiram ofendidas com essa declaração do ministro”, destacou a parlamentar, que é médica.
Em relação ao combate à doença, Mariana acredita que o Ministério da Saúde ainda falha em relação às medidas desenvolvidas para aumentar o conhecimento da população sobre o vírus. “É necessário que as campanhas atinjam mais pessoas e que haja mais publicidade sobre a doença, que ainda é desconhecida pela maior parte da população e até mesmo por médicos”, frisou.
A gafe foi cometida quando Marcelo Castro falava sobre os projetos de desenvolvimento de vacinas contra o zika, que já assola 20 estados e está relacionado ao surto de casos de bebês nascidos com microcefalia.