Filie-se
PSDB – MS
PSDB – MS

Azambuja cumpre quase 70% das promessas feitas em sua campanha

12 de julho de 2018
Email Share

Em três anos e meio de gestão, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) cumpriu 69,56% do que prometeu durante sua campanha, em 2014. Os números o deixam em quarto no ranking nacional feito pelo G1, ficando atrás Do Maranhão, Goiás e São Paulo.   Dos 23 compromissos firmados, 12 já foram cumpridos e quatro estão em andamento.

A ampliação da educação em tempo integral, a melhora do índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o pagamento do piso nacional para os professores do Estado já são realidades. Por conta desses investimentos, Mato Grosso do Sul tem o melhor salário do país para os professores e foi um dos poucos estados brasileiros que teve avanços nos índices da educação básica.

Em maio deste ano, o governador publicou no Diário Oficial do Estado a autorização de concursos públicos para a contratação de mil professores e 500 administrativos da Educação, outro compromisso firmado por ele durante sua campanha.

Na segurança, cumpriu com o aumento efetivo dos policiais de fronteira, com investimentos no serviço de inteligência para combater o contrabando. Além deste e demais investimentos, como renovação de equipamentos novos para as polícias civil e militar, Mato Grosso do Sul ocupa o 1º lugar como estado em número de homicídios solucionados e com a 5ª menor taxa de homicídios do Brasil, de acordo com a matéria publicada recentemente pela Folha de São Paulo.

A implantação de auditorias independentes em órgãos públicos, pregões eletrônicos para aumentar a fiscalização, além do Portal da Transparência, link disponível no site do Governo, fez o Estado receber, pelo segundo ano consecutivo, nota 10 em Transparência, avaliação realizada pela Rede de Controle da Gestão Pública de MS, que é formada por Controladoria Geral da União; Ministério Público Estadual; Polícia Federal, Tribunal de Contas da União e mais 12 instituições. De acordo com o levantamento, de 2015, início da gestão do tucano, até este ano, o índice estadual de transparência apresentou uma evolução de 714%.

 

A conclusão do Hospital do Trauma, obra que ficou parada por mais de 20 anos, também foi um dos compromissos feitos e entregues por Azambuja, junto com a Caravana da Saúde, que são os mutirões da saúde nos polos regionais a fim de diminuir o tempo de espera da população por atendimento. O programa atendeu milhares de pessoas em todo Estado, oferecendo mais de oito especialidades no local. E para melhorar o rendimento escolar, o programa foi até as escolas e atendeu mais de 160 mil alunos.

Na economia, o pré-candidato à reeleição para o governo do Estado, criou uma política de incentivos fiscais diferenciada para cada região para atrair empreendimentos e fomentar a economia com a geração de emprego e renda, acabou com o ICMS  ( Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) antecipado e está reduzindo a carga tributária do Estado.

Entre as sete promessas que ainda não foram cumpridas estão a implantação de portos de embarque de bovinos no Paiaguás e no Nabileque, criar e implantar  o Pronto Atendimento ao Idoso e o Saúde dentro de Casa e eliminar o déficit habitacional no estado.

A pesquisa completa está disponível no link http://especiais.g1.globo.com/politica/2015/as-promessas-dos-politicos/

Compartilhe!