Notícias - 23/01/2019

Mara Gabrilli compartilha experiência com tratamento para recuperar movimentos

A deputada Mara Gabrilli (SP), que representará o estado de São Paulo no Senado a partir de 1º de fevereiro, compartilhou sua experiência na luta pela recuperação de movimentos do corpo. Há 24 anos, a tucana ficou tetraplégica após sofrer um acidente de carro, e desde então se dedica a pesquisar profissionais que estudam a cura para paralisias.

Em artigo para o Portal IG, Mara relata o intenso e diário trabalho de fisioterapia. O preparo físico a levou a se tornar voluntária de pesquisas no Miami Project, maior centro de pesquisas sobre a cura de paralisias do mundo, nos estados Unidos.

Um dos grandes avanços conquistados pela tucana foi a autonomia de conduzir a própria cadeira motorizada, em 2016. “E essa mudança é fruto de um trabalho de longa data com o meu braço. Muita fisioterapia, exercícios simples, constantes e repetitivos, que eu nunca deixei de praticar todos os dias desde que quebrei o pescoço, além de muita eletroestimulação”, afirmou.

A impressionante recuperação de movimentos levou Mara a participar, pela segunda vez, de tratamento experimental desenvolvido no instituto. Os resultados dos testes vão ajudar no estudo de lesões medulares de pessoas que buscam a reversão da paralisia. “Sei que de alguma forma, carrego em mim um pouco da luta de muitos brasileiros com deficiência e que precisam todos os dias lidar o com o dito irreversível”, diz a parlamentar no artigo.

 

*Do PSDB na Câmara  – Foto: Alexssandro Loyola)

X
17/07/2019