Reforma do estatuto - O PSDB quer ouvir você

O PSDB entende que o país precisa passar por mudanças fundamentais para que a população possa ter acesso efetivo à saúde e à educação de qualidade. Por outro lado, precisamos implementar novas políticas que, de fato, promovam a consolidação dos direitos individuais e coletivos da população.

Na reformulação de novas políticas, queremos ouvir a opinião dos diretórios estaduais, municipais e zonais do PSDB. Precisamos fazer mudanças importantes no estatuto do partido e, para isso, é importante a participação de todos.

O debate está aberto, e queremos aproveitar este formulário para conhecermos o pensamento de todas as instâncias partidárias, para que possamos expressar o real sentimento de nosso partido na Convenção Nacional, que será realizada no dia 09 de dezembro de 2017.

Este é apenas o primeiro passo para que se possa organizar as principais propostas da base do partido. Vamos aproveitar essa oportunidade para que todos os filiados possam se unir em torno desse debate. A ideia é formularmos um novo texto estatutário que reforce a veia democrática do PSDB





OBJETIVOS E PRINCÍPIOS PROGRAMÁTICOS

O atual Estatuto do PSDB é da década de 1980, os artigos 2º, 3º e 4º definem os objetivos e os princípios do programa do PSDB. De lá para cá muita coisa mudou no pais. Nas duas últimas décadas houve grandes transformações sociais, políticas e econômicas. Para você, quais são os objetivos e quais deveriam ser os princípios programáticos do PSDB do século 21?

FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Entendemos que o processo de filiação partidária é o principal instrumento para que possamos criar vínculos e estimular a participação política da sociedade. Queremos deixar este processo mais ágil com todo o apoio que a tecnologia pode nos oferecer. Qual seria o melhor caminho para a consolidação da filiação partidária? De que forma o PSDB poderia atrair a atenção dos cidadãos para que os mesmos passem a integrar os quadros do partido?

ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA

Nosso objetivo é promover uma restruturação do estatuto do PSDB para que, cada vez mais, possamos dar respostas positivas aos anseios e desejos da sociedade. A proposta é fortalecer os órgãos partidários, os núcleos de base, os secretariados e também os grupos de apoio. Neste processo, é importante estimular a participação nas principais instâncias de debates e decisões do PSDB. A ideia é capacitar o partido para que possa manter uma estrutura ágil e dinâmica, assegurando a interlocução e a democracia interna. Para alçarmos estes objetivos, como que o partido pode ser reorganizado?

X
31/08/2017
Charges