Filie-se
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira


“O Brasil rejeitou o PT. Dilma não teria condições de governar o Brasil”, por Alberto Goldman

15 de outubro de 2014
Email Share

Alberto Goldman Foto George Gianni PSDBNão é possível negar: o Brasil rejeitou o PT. Dilma recebeu 41,5 % dos votos válidos no primeiro turno das eleições. Os restantes são 58,5%, somando-se Aécio, Marina e os nanicos. Todos, sem dúvida, que fazem oposição ao PT. Os brancos e nulos não computados nessa conta ( 9% do total de eleitores) e parte das abstenções ( 19% do eleitorado) têm, também, um caráter de rejeição.

O PT também está tendo dificuldades em Estados que comandava como o Rio Grande do Sul. E teve votações inexpressivas no Paraná, Rio de Janeiro e em São Paulo. Minas Gerais e Bahia são exceções. Suas bancadas federais e estaduais diminuíram, confirmando o declínio.

Mais expressivo e sugestivo ainda é o mapa eleitoral, distribuído pelo país, das votações do PT. Esse mapa se encaixa, se sobrepõe, quase que com absoluta perfeição no mapa da distribuição dos programas assistenciais, em especial do bolsa família. Abstraídos os votos nessas áreas, que deram à Dilma mais de 50% dos votos, a derrota para a oposição é muito mais expressiva.

Segundo o DataFolha, entre os excluídos a Dilma vence o Aécio de 57% a 31%. Até dois salários mínimos Dilma vence de 52% a 37%. Entre a população economicamente ativa ( PEA ) Aécio ganha de 49% a 43%, mas perde de Dilma entre a população não economicamente ativa de 41% a 47%.

O Brasil do trabalho formal, produtivo, dos seus trabalhadores e empresários, no campo e na cidade, o Brasil da cultura e da tecnologia –essa é, de fato, a elite brasileira – rejeitou, por ampla maioria, o PT e sua candidata. Deu mais votos à Aécio e Marina. Os outros, com todos os direitos que lhes devem ser garantidos e com toda a proteção social que a sociedade lhes deve, são os excluídos. Deram a maioria dos votos à Dilma

A pergunta que qualquer pessoa intelectualmente honesta deve se fazer é se com esse perfil político do eleitorado, ainda que vitoriosa nas urnas, Dilma teria condições de governar o Brasil?

Compartilhe!

Assine nossa Newsletter

A Organização dos Estados Americanos (OEA) disse que acabou a democracia na Venezuela. Você concorda?