Filie-se
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira

“O PT terá muita dificuldade em construir um discurso para 2018”, diz tucano sobre possibilidade de Lula ser candidato

10 de janeiro de 2017
Email Share

25117396642_4eae2e3668_k-betinho-gomesSem candidatos para lançar à Presidência da República em 2018 e correndo o risco de uma “debandada geral” por parte dos seus integrantes, o PT vive um cenário de incertezas sobre o futuro da sigla. Sob forte rejeição popular após repetidos escândalos de corrupção envolvendo o governo, o partido insiste no nome do ex-presidente Lula para disputar a Presidência da República nas próximas eleições.

Lula é réu em cinco processos penais, três deles no âmbito da Operação Lava Jato. A persistência na escolha do petista para o cargo tem sido apontada como parte da estratégia jurídica da defesa de Lula, já que o partido declarou formalmente que defende a antecipação da eleição presidencial em caso de cassação da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A candidatura poderia livrar o petista de possíveis condenações na Justiça que possam levar o ex-presidente à prisão em 2017.

O deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE) acredita que o PT já está isolado politicamente e que a sigla terá muita dificuldade em construir um discurso para as próximas eleições que ultrapasse a imagem negativa construída pelos crimes cometidos pelas lideranças petistas.

“O PT já foi condenado pela população e politicamente também. As eleições municipais revelam isso. Há uma extrema dificuldade por parte deles [PT] de criar um discurso para 2018. Se a candidatura de Lula faz parte de um plano para defesa, isso, só o tempo dirá”, disse.

O tucano ressaltou que é preciso que o partido se defenda e esclareça todas as acusações que pesam sobre os integrantes envolvidos em ilegalidades. “A Justiça deve se pronunciar em princípio, e se eles [PT] forem para disputa, vão ter que criar um argumento político para poder defender a posição deles”, afirmou.

Apesar do imbróglio envolvendo o PT, o tucano acredita que este é um problema interno da sigla e que o PSDB está concentrado em apresentar saídas para o Brasil. “O PSDB tem a responsabilidade de apoiar as medidas que são corretas para tirar o país dessa crise econômica profunda, que é de responsabilidade exclusiva do PT. Fora isso, acho que nós temos que nos preparar para apresentar ideias e projetos para as eleições de 2018 para que a população possa julgar e escolher o que é melhor”, concluiu.

Assine nossa Newsletter

O ano começa com boas notícias na economia: redução de juros, expectativa de crescimento, diminuição da inflação. O que você mais quer ver em 2017 na área?

Ver resultados