Filie-se
PSDB – PA
PSDB – PA

Guarda Municipal de Belém recebe novos equipamentos

8 de janeiro de 2015
Email Share

GCBA Prefeitura Municipal de Belém investiu R$161.980,58 em novos equipamentos para a Guarda Municipal de Belém. A proposta é que os novos armamentos sejam utilizados em casos de distúrbios, para aumentar a segurança à população e aos próprios guardas.

No total foram adquiridos para proteção individual dos guardas 50 escudos, 46 pares de cotoveleiras, 47 pares de caneleiras e 140 tonfas. Além de munições não letais tais como: 50 spray de pimentas espuma standard, 40 spray lacrimogêneo Max ,50 granadas lacrimogêneas de alta emissão, 50 granadas de efeito moral, 50 granadas lacrimogêneas, 50 granadas luz e som, assim como 50 granadas Pimenta. Também foram adquiridos 1.000 projeteis de borracha mono impacte, 1.000 projeteis cilíndrico de borracha, 100 projeteis de borracha trimpact super e mais 100 projeteis de borracha multimpact e 38 granadas de treinamento-simulacro.

A GMB recebeu outros equipamentos que serão utilizados especificamente para o combate ao tráfico de drogas, entre eles 50 Spark, que é uma arma de baixa letalidade usada para imobilizar momentaneamente uma pessoa. A Guarda também ganhou um micro-ônibus, três veículos, sendo um deles utilitário, além de duas motos. Estes equipamentos são fruto de um termo de adesão do município de Belém com o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), dentro do Programa Crak é Possível Vencer.

Carlos Machado, comandante da GMB, destaca que os “investimentos feitos para proteção individual dos guardas como agente de segurança pública é fundamental para garantir a este servidor sua proteção e ainda elevar a sua autoestima por está sendo valorizado o seu bem maior, que é sua vida”. Machado ressalta ainda que os investimentos feitos com equipamentos de baixa letalidade, ou até mesmos não letais, para serem utilizados quando necessários, como por exemplo, para dispersar distúrbios, são de suma importância para proteção e garantia de direito de todos.

Da Agência Belém

Compartilhe!

Ad