Filie-se
PSDB – PE
PSDB – PE

PSDB elege quatro novos senadores em 2018

9 de outubro de 2018
Email Share

Com 6.401.637 votos, Mara Gabrilli ocupará pela 1ª vez uma cadeira de senadora por SP

O PSDB elegeu quatro senadores para a próxima legislatura da Casa. Com 99% das urnas apuradas em todo o país, ficou definido que o Senado Federal terá nomes tucanos representando os estados de São Paulo, Alagoas, Amazonas e Distrito Federal. No pleito eleitoral de 2018, os brasileiros votaram para eleger os novos ocupantes de dois terços das cadeiras da Câmara Alta do Parlamento Nacional.

No Distrito Federal, Izalci Lucas foi eleito para ocupar uma das cadeiras disponibilizadas. Com a defesa da educação como principal bandeira política, o tucano já exerceu mandatos como deputado distrital e foi deputado federal por três legislaturas consecutivas pelo PSDB-DF. Para o Senado, o parlamentar foi eleito com 403.735 votos, o que representa 15,33% do eleitorado da capital federal.

Com 6.401.637 votos, o que equivale a 18,60% dos votos válidos, Mara Gabrilli ocupará pela primeira vez uma cadeira de senadora por São Paulo. Desde 2007 na vida pública, a tucana já ocupou cargos de vereadora da cidade de São Paulo e foi duas vezes consecutivas deputada federal. Em sua trajetória na vida pública, a parlamentar paulista se destacou pela luta por inclusão das pessoas com deficiência física. É a primeira vez que uma tetraplégica ocupa o cargo de senadora da República.

Em Alagoas, Rodrigo Cunha foi o senador mais votado no estado, sendo eleito com 893.831 votos, o que representa 34,40% do eleitorado. Ex-diretor do Procon, o mais novo parlamentar do estado foi eleito deputado estadual com a maioria dos votos em 2014. Durante o exercício do mandato, o tucano se destacou por dar voz à população oferecendo, por exemplo, dispositivos para os alagoanos opinarem sobre as pautas debatidas no legislativo estadual.

Plínio Valério também alcançou uma votação expressiva no Amazonas para ocupar, pela primeira vez, uma vaga de senador pelo estado. O tucano foi eleito com 833.547 dos votos válidos, o que equivale 25,40% do eleitorado local. Vereador em Manaus durante a última legislatura, ele ficou marcado pela grande atuação parlamentar, sendo responsável por apresentar mais dezenas de projetos de lei e centenas de proposituras.

Nas eleições gerais deste domingo (07), mais de 100 milhões de brasileiros foram às urnas para eleger os novos nomes para os cargos de presidente, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e, no caso do Distrito Federal, deputados distritais.

Compartilhe!