Filie-se
PSDB – PE
PSDB – PE

Tucano lança e-book com um raio-x das escolas públicas do Recife

2 de agosto de 2016
Email Share
Candidato do PSDB à prefeitura do Recife, Daniel Coelho, e o vereador André Régis. Foto: Woody Willen

Candidato do PSDB à prefeitura do Recife, deputado Daniel Coelho, e o vereador André Régis.
Foto: Woody Willen

O auditório do Colégio Santa Maria ficou lotado para a apresentação do projeto Raio-X das Escolas, um trabalho produzido nos últimos três anos e meio pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Recife, vereador André Régis, do PSDB, e uma equipe de assessores especializados no tema.

As pesquisas permanentes no sistema de educação pública envolveram todas as 320 escolas vinculadas à gestão do município do Recife e foram inseridas num sistema de tecnologia da informação com textos, fotos e vídeos disponibilizados ao público no site www.andreregis.com.br ou nas ferramentas de busca das redes sociais teclando Raio-X das Escolas.

O presidente da Fundação Joaquim Nabuco, Luiz Otavio Cavalcanti, disse que o trabalho realizado pelo vereador André Régis e sua equipe representa “o retorno que a sociedade espera dos políticos”.

O ex-governador e presidente do Instituto Teotônio Vilela em Pernambuco, Joaquim Francisco, abriu o encontro. Na ocasião foi projetada uma saudação do presidente nacional do Instituto Teotonio Vilela, senador José Anibal (SP).

Em seguida, o ex-presidente da Phillips e consultor em assuntos de Educação, Marcos Magalhães, fez uma palestra sobre o modelo de educação pública adotado há décadas pelos governos do Brasil, e cujas eficácias técnica e social não apresentam índices satisfatórios, fato que mantém o país nas últimas posições do ranking mundial de aprendizado.

Em sua exposição sobre o Raio-X das Escolas municipais do Recife, André Régis, lançou uma ferramenta inédita e de avançada tecnologia disponibilizada para toda a população, onde se verifica que na média qualitativa as unidades escolares não atendem aos padrões internacionais do ensino público. No sistema oficial do Recife apenas uma das 320 escolas apenas uma delas, a Escola Abílio Gomes, em Boa Viagem, superou a meta do IDEB (nota 6).

A grande maioria está abaixo da média mínima e há casos de escolas em que todos os alunos obtiveram nota zero em Português e Matemática. Há também graves deficiências em todo o sistema escolar no que se refere a espaços livres para recreio, quadras esportivas, estrutura de banheiros, iluminação inadequada nas salas de aula e temperaturas elevadas que prejudicam o aprendizado. A acessibilidade é também um grave impasse, pois nenhuma das escolas possui todos os itens básicos para o ingresso de deficientes.

Bastante aplaudido, o vereador André Régis anunciou também a liberação gratuita do e-book intitulado “Educação Pública no Recife: a Tragédia que Rouba o Nosso Futuro”. Qualquer pessoa pode ler ou baixar o texto acessando o site do parlamentar ou buscando o tema Raio-X das Escolas nas ferramentas de busca da internet.

*Veja as fotos do evento no flickr do vereador clicando aqui

Compartilhe!