Filie-se
PSDB – PE
PSDB – PE

Um “novato com experiência” na Câmara, Betinho Gomes disputa a reeleição de deputado federal

21 de agosto de 2018
Email Share

Sua história na política começou bem cedo, ainda criança, acompanhando as campanhas do pai. “A gente respirava política 24 horas lá em casa. Era impossível não gostar e se identificar com a missão do meu pai”, conta o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), que disputa nas eleições deste ano seu segundo mandato de federal. 

Ingressou oficialmente na política em 2002, quando disputou o primeiro mandato eletivo de deputado estadual. Obteve a expressiva votação de 27.711 mil votos e defendeu bandeiras de lutas que até hoje pautam sua atuação parlamentar: segurança pública, educação com qualificação profissional, saneamento básico e o desenvolvimento da região de Suape.

Ainda no mandato de estadual, atuou nas comissões de Cidadania e Administração Pública e criou o Sistema Estadual de Defesa do Usuário do Serviço Público (Sedusp). As ouvidorias dos hospitais e de órgãos da segurança pública, por exemplo, são frutos dessa lei.

Em 2008, concorreu pela primeira vez a um cargo majoritário, o de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, município da Região Metropolitana do Recife. Foram mais de 40 mil votos que, embora não tenham lhe assegurado a vitória, fizeram de Betinho Gomes uma forte liderança política na cidade.

Em 2010, é eleito novamente deputado estadual com mais de 65 mil votos. No retorno à Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidiu a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos e integrou as comissões de Constituição, Legislação e Justiça; Educação e Cultura; e Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

“Novato com experiência”

Atendendo a um chamado do PSDB, disputou em 2014 o mandato de federal, elegendo-se com mais de 97 mil votos. Desde o primeiro ano do mandato é membro-titular da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), o mais importante colegiado da Câmara.

Foi indicado este ano para a liderança do PSDB e para coordenar a bancada tucana na CCJ. Integra também a Comissão de Turismo e até o ano passado era membro-titular da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar.

Embora novato, assumiu a relatoria de importantes matérias como as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs), que produziram mudanças no sistema político-eleitoral do Brasil, e a que trata da adoção do voto istrital misto. 

Entre os projetos de lei de sua autoria está o que propõe a atualização do valor das faixas de incidência da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física, com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Também tem grande relevância o PL 1881/2015 que dispõe sobre incentivos fiscais à indústria vitivinícola.

Na Câmara Federal, atuou ainda como membro-titular da CPI do BNDES, que investigou o uso do banco para privilegiar determinados grupos econômicos, causando danos sérios à economia do Brasil, e foi designado relator da Medida Provisória que define novas regras referentes à taxa de juros cobrada pelo banco na concessão de empréstimos.

Betinho Gomes nasceu no Cabo de Santo Agostinho em 1975. Filho do ex-prefeito Elias Gomes e Maria Auxiliadora, é casado com Ana Cecília com quem tem dois filhos, Pedro e Isadora.

Compartilhe!