Quase metade dos professores não têm formação adequada na matéria que lecionam
Dos 494 mil professores que trabalham no ensino médio das redes públicas e particulares no Brasil, um pouco mais de 46% não tem a formação específica na disciplina que lecionam. A informação é do Censo Escolar de 2015, elaborado com dados levantados pelo Movimento Todos Pela Educação. A situação é ainda mais grave em algumas matérias. Na disciplina de física, por exemplo, apenas 27% dos professores têm a formação adequada na área. O deputado federal Caio Narcio (PSDB-MG) aponta como as deficiências no ensino podem prejudicar os estudantes.
“A pesquisa mostra a necessidade de formação de bons professores, com bons salários, bem interessados. E essa é a necessidade que nós temos para poder fazer o investimento. É uma atenção que nós temos que ter porque a curto e médio prazo isso acaba influenciando na formação de todos os nossos alunos que acabam não tendo o conhecimento bem transmitido a partir da sua qualificação”, declarou.
O número de professores com formação adequada em todas as aulas dadas representa quase 54% do total. Quase um terço só dá aulas em matérias para as quais não têm formação específica. Outros 14% se desdobram entre a área em que são titulados e outras para as quais não são habilitados. O deputado Caio Narcio ainda criticou a atuação da gestão do PT diante da educação. Para o tucano, o setor sofreu muitos cortes e gastos equivocados.
“Primeiro, a ‘Pátria Educadora’ nunca foi ‘Pátria Educadora’. Foi a pátria que cortou 10 bilhões da educação, nunca saiu do slogan. O que é preciso que a gente saiba é foram investidos muito dinheiro de maneira equivocada. E na verdade, isso acaba refletindo agora quando você vê um quadro como esse de formação em defasagem”, acrescentou.
Mato Grosso e Bahia têm os menores percentuais de adequação, na média de todas as disciplinas. Na outra ponta, Paraná e Distrito Federal contam com as melhores condições. O Plano Nacional de Educação prevê que todos os professores da educação básica possuam formação específica, de nível superior, até 2024. Porém, dos mais de 2 milhões de professores do país, aproximadamente 24% sequer possuem formação de nível superior.