Reeleição dos tucanos nas capitais é resultado de “trabalho feito com responsabilidade” pelo PSDB, diz Rui Palmeira
Eleito para mais um mandato à frente da prefeitura de Maceió, o tucano Rui Palmeira comemorou o excelente desempenho dos candidatos do PSDB reeleitos nas eleições municipais deste ano em diversas capitais do país. Os quatro tucanos que buscavam um segundo mandato consecutivo em capitais saíram das urnas vitoriosos. Além do próprio Palmeira, tiveram êxito nesse grupo Firmino Filho, em Teresina, Artur Neto, em Manaus, e Zenaldo Coutinho, em Belém.
Na avaliação do prefeito da capital alagoana, o sucesso do PSDB nessas cidades é reflexo da seriedade com que as gestões municipais foram tratadas pelos prefeitos tucanos nos últimos quatro anos. “Acho que [esse resultado] mostra o trabalho feito com responsabilidade, com seriedade, em um momento extremamente difícil pelo qual o país passa, e os prefeitos de capital do PSDB foram reeleitos. Isso mostra que o partido trabalha de forma séria em prol do Brasil e das cidades brasileiras”, destacou Palmeira.
O tucano ainda revelou que a saúde receberá atenção especial de sua administração no próximo mandato. Palmeira salientou, no entanto, que para isso ser possível é necessário um apoio maior do governo federal, por meio de modificações no pacto federativo. “Nós temos sem dúvida o grande problema que é a saúde, com o chamado subfinanciamento da saúde, que cada vez mais vem se agravando”, disse o prefeito.
“Acredito que todos os prefeitos vêm se dedicando ao máximo para minimizar esses problemas, mas sem o apoio efetivo do governo federal fica realmente muito difícil fazer grandes investimentos, seja na saúde, seja nas outras áreas prioritárias, na educação, na infraestrutura, então nós vamos precisar realmente redesenhar o chamado pacto federativo, porque do jeito que está realmente não dá mais”, emendou.
Governos do PT
A relação com o governo federal durante as gestões petistas foi alvo de duras críticas de Rui Palmeira. Na avaliação do tucano, medidas como a isenção fiscal para montadoras e grandes fábricas afetaram diretamente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em especial os de pequeno porte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil – que dependiam desses recursos.
“O governo do PT foi extremamente pernicioso para os municípios brasileiros, sobretudo os municípios do Norte e do Nordeste”, condenou o tucano. “Foi lamentável e esperamos que não mais aconteça esse tipo de coisa, inclusive que o governo do presidente Temer possa rever o mais rápido possível a questão da repatriação e possa, num ato de grandeza, passar o que pertence aos municípios brasileiros, que é o valor arrecadado com as multas”, acrescentou.
Onda Azul
Rui Palmeira ainda avaliou como “muito importante” o sucesso do PSDB no pleito municipal deste ano, com a vitória de 804 prefeitos e mais de 5.300 vereadores. O tucano salientou que o partido obteve êxito não apenas em capitais e cidades grandes, mas também em médios e pequenos municípios espalhados pelas cinco regiões. “Foram vitórias importantes e, claro, precisamos continuar trabalhando para retribuir essa expressiva votação nas cidades pequenas, médias e grandes do Brasil”, disse o prefeito reeleito em Maceió.