Filie-se
PSDB – SC
PSDB – SC

Blumenau agora é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja

9 de março de 2017
Email Share

Senador Dalírio Beber foi o relator e defendeu a importância do projeto no Senado

O Presidente Michel Temer sancionou nesta quinta-feira, dia 9, a lei (PLC 29/2016) que deu ao município de Blumenau, em Santa Catarina, o status de Capital Nacional da Cerveja.
A proposta, de autoria do deputado federal Décio Lima (PT-SC), foi aprovada no plenário do Senado Federal, no dia 16 de fevereiro, quando o senador Dalirio Beber (PSDB-SC) e relator do projeto na Casa, defendeu a titulação, lembrando de todo o histórico da cidade, que teve sua primeira cervejaria em 1860, e de seu patrimônio cultural, além da cadeia produtiva que o setor cervejeiro representa para Blumenau, gerando emprego e renda, e fomentando o turismo de toda a região.
Na solenidade de assinatura da sanção, Dalirio agradeceu a todos que se dedicaram e que se envolveram para que a titulação acontecesse de fato.
“Esse momento representa o reconhecimento público e nacional do trabalho realizado por todos os blumenauenses de nascimento, e por adoção, ao longo dos quase 167 anos de existência, quando um grupo de alemães, sob o comando de Dr. Herman Bruno Otto Blumenau, aceitou o convite do governo brasileiro em participar da colonização do Brasil. Alemães que trouxeram consigo o conhecimento, sua garra, determinação, e até mesmo a sua teimosia de permanecer em uma parte do território catarinense periodicamente atingido por cheias, fazendo com que Blumenau se distinguisse das demais, por seu pioneirismo em diversas áreas. Trouxeram também sua cultura, costumes e tradições que se mantêm, com muito orgulho, até os tempos atuais. E sobretudo, a sua resiliência, que fez a cidade se erguer de inúmeras cheias”, lembrou Dalirio.
O senador lembrou que a Oktoberfest, criada em 1984, foi justamente uma forma de levantar a autoestima da população, após a grande enchente daquele ano. Hoje a festa é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para Munique, e se tornou o carro chefe de outras atividades e festas que movimentam a economia do estado de Santa Catarina, tornando a atividade cervejeira no município, de expressão nacional. Em 2016, a Oktoberfest registrou superávit de R$ 3,2 milhões e mais de 500 mil visitantes.

Capital da Cerveja

Blumenau tem ainda o Festival Brasileiro de Cerveja, que está acontecendo até sábado, dia 11; tem o Concurso da Melhor Cerveja; o Museu da Cerveja; a Feira de Equipamentos, Insumos e Serviços da Cadeia Cervejeira; tem a Rota do Vale da Cerveja; e sedia a única Escola de Ensino Superior de Malte e Cerveja da América Latina, atuando no ensino, pesquisa e extensão.
“Agora, mais do que antes, com este reconhecimento institucional, sendo de fato e de direito, a Capital Nacional da Cerveja, Blumenau quer contribuir para gerar ainda mais renda, empregos e bem-estar para os blumenauenses e catarinenses, além de ajudar o Brasil a viver tempos melhores”, concluiu Dalirio
Na visão do presidente Michel Temer, os índices econômicos já mostram a saída do País da recessão e o início do crescimento. Tornar a cidade a capital da cerveja ajudará a gerar renda, especialmente por meio do turismo.
“Nós precisamos dessa produção industrial acentuada, nós precisamos do turismo. Nós sabemos que Blumenau também é um centro turístico extraordinário, especialmente agora quando a economia começa a respirar”, disse. Temer também qualificou a Oktoberfest como um espaço de “união e celebração”, que deve ser copiado pelo Brasil, “um Brasil de todos”.
Participaram da solenidade, o Ministro Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, o governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, o senador Dario Berger, a deputada Carmen Zanotto, os deputados Décio Lima, Mauro Mariani, João Paulo Kleinubing e Edinho Bez, além de autoridades ligadas à indústria cervejeira e ao turismo de Blumenau.

Compartilhe!