Filie-se
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira
PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira


“Sempre parece impossível, até que seja feito”, por Juvenal Araújo

19 de julho de 2016
Email Share

nelson-300x204“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta.”

Esta fala de Nelson Mandela, conhecida por tantos, me inspira e me enche de esperança. Quando me vêm à mente lembranças deste líder me encho de entusiasmo e de boas expectativas em relação ao futuro, porque tivemos um exemplo magnífico de um homem que deixou um grande legado e que transformou a história dos negros.

É a partir deste pensamento que nós, do Tucanafro, norteamos todo o nosso trabalho, porque buscamos, com paciência, alegria e coragem, conscientizar as pessoas sobre o problema do racismo, sem pensar em dividir, gerar desavenças e competitividade entre brancos e negros.

Sabemos que existe sim uma dívida histórica com os negros, mas nem por isso culpamos os não negros por esta desigualdade, porque sabemos que é algo histórico, passado de geração para geração.

Nos esforçamos muito para deixar mais pessoas cientes sobre o problema do racismo no Brasil. Por incrível que pareça, por mais que os números mostrem o abismo entre a realidade dos brancos e negros em todas as áreas, ainda existe muita vista grossa para o problema.

Isto é um reflexo da nossa educação falha, de um governo que comandou o país por tanto tempo mas que não apresentou políticas eficientes de combate ao racismo.

No entanto, devemos esquecer um pouco aquilo que deixou de ser feito e olhar para o futuro, sonhando com a possibilidade de vivermos em um outro país. “Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero,” como brilhantemente afirmou o líder africano.

Há 98 anos nasceu Nelson Mandela (mais precisamente, no dia 18 de julho de 1918 em Mvezo, na África do Sul), o principal líder da luta contra o Apartheid. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, após mais de 27 anos preso, construiu um legado que nos permite ter esperança e, acima de tudo, luta e resistência para enfrentar todos os obstáculos ainda existentes.

Que os mais de 263 milhões jovens e crianças fora da escola no mundo vivam outra realidade. Que as mais de 1,5 bilhão de pessoas sem ao menos energia elétrica em casa vivam com dignidade. Que os 2,2 bilhões de pessoas não estejam mais em situação de pobreza. “Sempre parece impossível até que seja feito.” Obrigado pelo exemplo, Mandela! O seu legado permanecerá entre nós e será revigorado de geração em geração!

Compartilhe!

Assine nossa Newsletter

A herança perversa deixada pelo PT não se restringe à área econômica. Qual delas considera mais grave?

Ver resultados