“O PT não quer aliados, quer vassalos para vencer as eleições”, disse o senador Aécio Neves durante entrevista a jornalistas de diversos veículos de comunicação do país. O presidente nacional do PSDB ressaltou ainda a existência de “dois Brasis”; o Brasil real e o Brasil das propagandas institucionais do Governo Federal, apresentado em propagandas e fotos, com a intenção de “camuflar” a realidade para a Copa do Mundo. Aécio ressaltou a importância de discussões sérias como infraestrutura, saúde, crise do setor elétrico, crescimento pífio na economia, dentre outros.
O senador Aécio Neves criticou também relação política mantida pelo governo do PT com os partidos que compõem a base de apoio, principalmente o PMDB. Para ele, a crise que atinge e prejudica os trabalhos do Congresso Nacional é resultado do autoritarismo do governo federal que busca apenas vantagens eleitorais, e não a construção de um projeto para o Brasil.
“Essa crise é consequência daquilo que anunciávamos há muito tempo, de um governo autoritário que não quer aliados, quer vassalos. Um governo que não quer partidos para compartilhar um projeto de Brasil, quer aliados para vencer as eleições. Isso tudo é consequência da arrogância com que o PT vem conduzindo o governo até aqui, e agora colhe esses frutos. Todo esse esforço do governo, à custa de cargos públicos e dinheiro público, especialmente através de emendas, para manter o PMDB na base, pode ter um ganho para o governo, que são os minutos a mais no tempo de televisão. Porque a base do PMDB, do PMDB histórico, da resistência, da democracia, do PMDB que quer ver avanços no Brasil, essa o PT já perdeu”, disse o senador.