No próximo dia 04 de novembro estará no Brasil uma Delegação do Parlamento Europeu com reunião confirmada com o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação, Saúde, Meio Ambiente e Turismo do Parlasul (PARLASUR), deputado federal Rocha (PSDB/AC).
O encontro das autoridades tem o objetivo de aprofundar o debate sobre temas de interesse recíproco, vinculados ao contexto e às perspectivas das relações com Brasil, MERCOSUL e o Parlamento Europeu.
Três importantes temas serão tratados durante o encontro: cooperação transfronteiriça, investimentos e energias renováveis.
“Este é o momento de aprofundarmos um movimento de cooperação com a União Europeia. Aquele Bloco possui a ARFE – Associação de Regiões de Fronteira de Europa, que tem boas práticas e capacidade de formação para suas politicas que podem ser um exemplo a ser implantado na fronteira norte do Brasil e nos países vizinhos”, destacou Major Rocha.
O parlamentar tucano destacou a necessidade de a região amazônica fazer parte “de fato e de direito, do MERCOSUL e das oportunidades de negócios que o Bloco pode proporcionar, e a cooperação transfronteiriça é o caminho para isso”.
Rocha entende que a visita de membros do Parlamento Europeu é um primeiro passo importante para levar a região norte para um protagonismo econômico. Além disto será possível buscar investimentos para parcerias com empresários locais, para o desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda em áreas como turismo e agricultura, valorizando os produtos nativos de nosso estado e sua diversidade).
Confirmaram presença na reunião conjunta entre a Delegação Brasileira no Parlamento no Mercosul e Parlamento Europeu: Paulo Rangel, Presidente do Group of the European People’s Party (Christian Democrats) – PPE – Portugal; António Marinho e Pinto, 1º Vice-Presidente do Group of the Alliance of Liberals and Democrats for Europe – ALDE – Portugal, Carlos Zorrinho, 2º Vice-Presidente do Group of the Progressive Alliance of Socialists and Democrats in the European Parliament – S&D –Portugal, Ashley Fox, do European Conservatives and Reformists Group – ECR – Reino Unido, Inês Cristina ZUBER, do Confederal Group of the European United Left/Nordic Green Left – GUE/NGL – Portugal e Pablo Zalba Bidegain, do Group of the European People’s Party (Christian Democrats) – PPE – Espanha.
Assessoria