O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), defendeu nesta quinta-feira (10) a implantação de reformas estruturantes no setor público brasileiro. O tucano definiu a modernização política como a “mãe de todas as reformas” e também falou sobre a importância da readequação do sistema previdenciário, com modificações que retirariam privilégios de pequenos grupos e não afetariam a maior parte dos aposentados e pensionistas. Marconi também disse que é necessário repensar o tamanho do Estado, para assegurar maior eficiência.
As declarações foram feitas em reunião do Movimento Brasil Competitivo (MBC), em São Paulo. O grupo é composto por empresários e discute a implantação de Parcerias Público-Privadas e outras iniciativas de gestão pública.
Segundo o governador, a burocracia é um dos principais problemas a serem superados pelos gestores. “A sensação que tenho é que há uma captura do estado brasileiro”, disse.
Parcerias
Marconi defendeu que o MBC faça uma pesquisa sobre os casos de sucesso na gestão pública, a partir das parcerias com o poder público. Em sua fala, o tucano destacou casos de sucesso em Goiás que são resultados de acordos entre o governo e a iniciativa privada.
“Nós avançamos em 11 dos 14 indicadores medidos em 2015, fruto de parcerias de instituições de trabalham por um Brasil melhor. Em oito indicadores avançamos muito”, destacou.
* Com informações do governo de Goiás