Filie-se
PSDB – AC
PSDB – AC

Lei obriga alunos a cantarem hinos pátrios em escolas de Porto Acre

12 de maio de 2016
Email Share

Os alunos da rede municipal de ensino da cidade de Porto Acre, distante 78 quilômetros de Rio Branco, vão se deparar com mudança de rotina nas práticas escolares.
Uma lei, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12), diz que é “obrigatório o canto, com fundo musical, do hino nacional, hino do Estado do Acre e do hino do Município de Porto Acre”.
Todas as escolas municipais do primeiro ao nono ano do ensino fundamental têm um prazo de 30 dias para cumprir com a nova medida. Porto Acre tem 21 escolas municipais, onde pouco mais de duas mil crianças e adolescentes estão matriculados, segundo a Prefeitura.
O prefeito de Porto Acre, Carlos Portela (PSDB-AC), explica que a proposta da lei vem como uma forma de valorizar a pátria e garantir que os símbolos oficiais sejam conhecidos pelos estudantes.
A decisão diz que no início de todas as solenidades ocorridas dentro das escolas será obrigatório o canto dos hinos.
“O objetivo não é punir ninguém cantando o hino. Queremos que as crianças e professores se sintam motivados a isso e que valorizem a nossa pátria. Os hinos pertencem à identidade de todos os cidadãos. Quero que as crianças aprendam os hinos porque é uma vergonha em uma solenidade oficial nem as autoridades, nem mesmo os professores, saberem cantar o Hino Nacional ou do Acre”, diz o prefeito.
Segundo a legislação, ao menos uma vez por mês a escola deve marcar uma “hora cívica” para o canto dos hinos. O prefeito afirma que as gestões das escolas vão ser orientadas e devem se organizar para cumprir a nova lei. “Acredito que não será tão difícil estabelecer um cronograma para colocar essa medida em prática. Estamos discutindo como vai ser”, conclui Portela.

 

Fonte: G1AC

Compartilhe!

Ad