De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada em setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 83 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, declararam ter acessado a rede mundial de computadores, o que corresponde a 49,2% da população na faixa idade. No ano anterior, foram 77,7 milhões.
O número de pessoas que têm telefone celular também aumentou. Passou de 115,4 milhões para 122,7 milhões, crescimento de 6,3%, considerando o grupo com 10 anos ou mais.
Com base nestes dados o uso de redes sociais para interagir com os internautas tornou-se uma peça chave para os políticos, em especial, os parlamentares tucanos, que estão inovando ao criar canais de bate-papo e web-chats com a participação de pessoas de várias faixas etárias, profissões e estados da federação.
No Acre, o deputado federal Marcio Bittar (PSDB) tem mantido, através de sua fanpage, diálogo aberto com internautas, respondendo questionamentos sobre política, andamento de projetos de Lei ou simples “alô” daqueles que querem apenas um contato mais ‘próximo’ de seu parlamentar.
“Recente pesquisa realizada por um instituto de São Paulo apontou que 85% dos internautas brasileiros gostariam de manter contato com os políticos através das redes sociais. Este é um público muito grande que precisa da nossa atenção e é possível estreitar este diálogo, basta termos boa vontade”, afirmou Bittar.
Marcio Bittar, que também é Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal, costuma responder pessoalmente às mensagens postadas em sua página pessoal, faz comentários, inclusive de situações cotidianas, e agora acrescentou novas ferramentas para manter este contato com os eleitores, foi lançado seu Instagram e um aplicativo no Facebook para receber mensagens, sugestões e críticas, diretamente em seu e-mail pessoal.
“Eu já possuía Twitter e um site, mas a internet é tão dinâmica que, a cada dia observamos a necessidade de novos instrumentos de comunicação”, ressaltou o parlamentar.
Hoje, 06, o deputado federal possui 16.922 seguidores de sua página no Facebook, número que cresce diariamente, com adesão de pessoas de vários estados do país.
Você pode acompanhar o deputado federal Marcio Bittar pelos seguintes aplicativos: YouTube, Instagram (marcio_bittar), Twitter, Link para o Site do PSDB Nacional e o mais novo é o aplicativo para sugestões e ideias sobre projetos e melhorias para nosso Acre: “Conversa com os Acreanos“.
Assessoria, com informações da Agência Brasil