A exemplo dos índices nacionais, onde 104.582 vagas de emprego formais foram fechadas em fevereiro de 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Acre também apresentou índice negativo com -0,64% na taxa de desemprego.
Apenas o setor de serviço industrial de utilidade pública apresentou forte alta em contratações, com 28 carteiras assinadas e 5 demissões. Indústria de transformação e Construção Civil, juntas, demitiram 380 trabalhadores em fevereiro deste ano.
Nos últimos 12 meses, 32.316 acreanos foram demitidos, segundo dados oficiais. O setor de serviços demitiu em um ano, 11.370 trabalhadores.
“São números preocupantes para um estado acostumado à indústria do contracheque, como o nosso”, lamentou Francineudo Costa, engenheiro florestal e pré-candidato à prefeitura de Rio Branco.
Francineudo observou ainda que a crise econômica tem causado prejuízos às poucas indústrias existentes no Estado, caso da Coca-Cola. “Instalada há 3 décadas aqui, por conta dos altos impostos, os empresários demitiram funcionários no Acre e transferiram a indústria para Rondônia”, observou.
Além da indústria, o comércio também sentiu os reflexos da crise. O único shopping de Rio Branco, capital do Acre, está com várias lojas fechadas.
“A expectativa de todos era o funcionamento da ZPE (Zona de Processamento de Exportação), mas até o momento só criou dois empregos, dos vigias, e não há expectativa para funcionamento tão cedo”, destacou Francineudo.
De acordo com o pré-candidato tucano, os efeitos da crise poderiam ser amenizados se Rio Branco possuísse um plano de desenvolvimento econômico. “A criação de novas parcerias, oportunidades de investimento e incentivo à diversificação de atividades que produza um desenvolvimento descentralizado dos setores locais é primordial para que nossa cidade supere este momento difícil”.
“O governo petista, nas três esferas, perdeu o rumo da economia e agora o trabalhador está sofrendo as consequências da falta de oportunidades que o Executivo pode ajudar a criar”, disse Francineudo.
Assessoria PSDB-AC