O pré-candidato tucano à prefeitura de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso, concedeu entrevista ao site Voz do Norte, onde falou sobre a pré-campanha, política nacional e possibilidades para Cruzeiro do Sul.
Confira a íntegra da matéria:
O ex-deputado federal e professor Henrique Afonso, muito animado, afirma que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) mantém firme sua pré-candidatura a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que vem sendo estudada há mais de dois anos e que já ganha projeção e se torna competitiva por ser um projeto diferente em termos de concepção de desenvolvimento e da maneira de se olhar os problemas enfrentados pela população.
Homem simples, que valoriza a família, seu trabalho de professor e cultua valores morais, tem uma vida pública de mais de 30 anos, mas nunca se envolveu em nenhum ato de corrupção. Henrique Afonso se emociona no início da nossa entrevista, quando foi perguntado por que depois de mais de 30 anos de vida pública não é um homem rico de bens materiais, ao contrário da maioria dos políticos. Mas, ele enfatiza que, na verdade, se considera um homem rico das graças de Deus.
“ Na verdade tenho um estilo de vida. Nunca almejei ser rico de bens materiais e sinceramente, como deputado federal, trabalhando honestamente, não dá pra conseguir enricar”, ele sorri. “ Hoje, carrego comigo um dos valores mais importantes da minha vida que é Deus. Para mim o que faz uma pessoa ser rica são seus valores. Nestes 30 anos sempre busquei honrar aquilo que o meu pai e as pessoas de bem esperam de um político que é honrar o seu voto, ser ético, humilde e solidário, que são valores difíceis de se conviver nesta atual sociedade”, disse. Henrique se emociona e chora.
Falando de política Henrique Afonso entende que o século XXI exige um novo perfil de gestor que possa aprofundar e aperfeiçoar mais a democracia nas relações políticas, aperfeiçoar a interação com a sociedade civil organizada e precisa permanentemente ouvir mais a voz que vem das ruas, se organizar melhor e dentro da perspectiva de um planejamento estratégico possa incluir a perspectiva de uma nova educação, saúde, desenvolvimento e de tratamento das pessoas que mais precisam.
“O PSDB está consciente dessa tarefa. É um partido que historicamente demonstra uma boa capacidade em termos de gestão e se prepara para apresentar uma pré-candidatura dentro de uma visão que entende que sozinho ninguém faz nada, que é necessário alianças e forças democráticas para juntar os esforços para construir uma cidade bem melhor e mais bonita onde a autoestima da população possa ser elevada. O PSDB mantém a minha pré-candidatura e estou afirmando que não vou desistir de Cruzeiro do Sul”, afirmou.
Ao destacar a crise política e econômica que vive o Brasil Henrique Afonso disse que há uma expectativa gerada por todo um contexto de crise política, social, econômica e ética que impõe uma discussão que se possa superar esses problemas ao avaliar que a eleição de 2016 é focada na solução dos problemas e perspectivas do desenvolvimento das cidades, mas também será extremamente estratégica e importantes para que se possa pensar um novo Brasil e as cidades possam a partir de suas potencialidades e vocações retomar o crescimento.
“A política sempre foi e ainda é o melhor instrumento para poder gerar bem estar à vida das pessoas que vivem em busca de felicidade e de resolver seus problemas. Vivemos dias muito atribulados, muito difíceis, que exigem de nós, os políticos, uma resposta para tudo isso. A política, infelizmente, não está dando respostas, ao invés dos políticos colocarem a política para gerar a felicidade de todos estão se apropriando dela para gerar a sua própria felicidade e de pessoas e grupos que estão mais perto deles. Não pode ser assim”, disse.
Na visão de Henrique Afonso a política também não tem se atualizado em termos dos paradigmas fundamentais do século XXI, que exige gestão transparente, eficiente, para democratizar a relação política com a participação de todos sendo necessário gente que possa estar preocupada com o bem estar do seu semelhante e garantir a proteção dos mais pobres e vulneráveis com distribuição de renda para os que têm sido vítima do esquecimento da sociedade.
Henrique Afonso alerta o eleitor para a importância do voto, que no seu entendimento, é o grande instrumento de transformação da sociedade e não deve ser negociado sendo necessário que o eleitor seja criterioso na escolha porque na hora que se vota está se decidindo o destino de uma cidade, de um Estado e de uma nação sendo o voto poderoso porque tem o poder de mudar o rumo da política e da economia e definir uma sociedade melhor para o povo.
“ É preciso, então, que se avalie a vida dos candidatos, se eles estão comprometidos com um projeto político de desenvolvimento que possa trazer benefícios para todos ou não só para a família daquele que está na frente, ou de um grupo ligado a um esquema montado para ganhar a eleição. É preciso nosso povo, a partir de agora, possa pelo voto, marcar um tempo novo de mudanças que possa quebrar práticas de corrupção, personalistas e de fisiologismo que tanto mal fazem para o nosso povo. Essa é a novidade que o PSDB vai apresentar na sua pré-candidatura para melhorar a vida do nosso povo”, disse.
A transparência das contas públicas é de fundamental importância na avaliação do pré-candidato do PSDB. Henrique Afonso avalia que todo gestor deveria garantir transparência de todos os recursos que entram nos cofres, tanto no governo Federal, Estadual ou Municipal ao afirmar que a sociedade tem o direito de fiscalizar e cobrar mais transparência dos recursos de uma prefeitura ou qualquer gestão sendo um direito sagrado do povo, principalmente nesta era da internet e da informação onde o acesso deveria ser garantido a todos.
Ao avaliar as condições atuais do município de Cruzeiro do Sul o ex-deputado federal destaca que seria extremamente importante que um prefeito entendesse exatamente qual a missão precípua e pública do cargo dado pela população e zelar pela boa aplicação dos repasses constitucionais, que mesmo com a crise ainda são muito volumosos e ser plenamente possível com os atuais recursos disponíveis transformar para melhor a vida do povo e estabelecer um novo modelo de políticas de educação, saúde e ações sociais.
“ É preciso uma reflexão sobre a qualidade de vida da população e da execução de alguns serviços essenciais como a conservação das ruas, iluminação pública e coleta do lixo. Não é concebível que a segunda maior cidade do Estado não tenha um aterro sanitário. É preciso se repensar isso, as pessoas pagam caro pela iluminação publica e as ruas estão escuras. Entendo que um prefeito deveria se preocupar em tornar sua cidade bonita, limpa e bem cuidada porque quem ama cuida”, ressalta.
Para Henrique Afonso com a correta utilização dos recursos públicos o funcionamento dos serviços primeira necessidade para atender a população passam a ser de melhor qualidade e se pode ter uma resposta imediata da comunidade que vai com certeza, vendo as políticas de educação, saúde, social, em funcionamento ser parceira da administração pagando em dia impostos como o IPTU e assim garantindo mais recursos para o município aplicar nas melhorias necessárias do cotidiano.
“É importante que se tenha posto de saúde com médico e medicamentos, ampliar o atendimento no final de semana e feriados para as pessoas que não tem condições de pagar um médico particular ou plano de saúde possam saber onde recorrer na hora de uma necessidade. Do mesmo modo é necessário trabalhar a educação com escolas de qualidade, fomentar a cultura, esporte, empreendedorismo, turismo para aproveitar o grande e extraordinário potencial não só de Cruzeiro do Sul, mas dos demais municípios vizinhos”, disse.
O potencial turístico da região do Juruá é destacado por Henrique Afonso que lista pontos turísticos de grande beleza – Igarapé Preto, muitos balneários, Rio Crôa, lindas praias nos Rios Môa e Juruá – além de um folclore rico e extraordinário. Pontos turísticos como o Parque Nacional da Serra do Divisor, em Mâncio Lima, na avaliação dele, deveriam ser melhor explorados através de um consórcio para garantir o crescimento do turismo e mais desenvolvimento e empregos para a juventude da região.
Henrique Afonso iniciou sua vida pública na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul e depois exerceu três mandatos de deputado federal que tiveram como principal bandeira de luta a defesa da vida, como ele enfatiza que essa defesa envolve compromissos com a melhoria da vida nas escolas, hospitais, bairros e igrejas, iniciando pela família que na sua visão é onde tudo acontece com a primeira noção de educação e de valores morais.
Uma das bandeiras de seus mandatos – concretizada – foi a implantação da Universidade da Floresta, um conceito de universidade que garante investimentos na pesquisa e extensão do Ensino Superior para beneficiar os acadêmicos desta região do Juruá onde está a maior biodiversidade do planeta. A ampliação do Campus Floresta, da Universidade Federal do Acre, que atualmente oferece mais de 10 cursos de graduação, teve grande participação do seu trabalho em Brasília.
Emocionado Henrique Afonso conclui: “Esse acúmulo de experiência e tudo que tenho estudado durantes 30 anos de vida pública, conjugado com o sonho de ser prefeito de Cruzeiro do Sul, é que mantém o PSDB firme nesse propósito de manter e lançar nossa pré-candidatura. Falo como pré-candidato para resguardar o princípio da legislação eleitoral e debaixo da soberania de Deus vamos lutar até o dia da eleição. Do ponto de vista político me sinto com a sensação do dever cumprido ”.