Filie-se
PSDB – AC
PSDB – AC

Obra do Judiciário está abandonada em Feijó, afirma Vereadora Matilde

24 de abril de 2014
Email Share

FORUM1A obra para construção do novo Fórum Dr. Quirino Lucas de Moraes, na cidade de Feijó, teve o custo estimado em R$ 4,150 milhões e começou em dezembro de 2009, pela empresa RCM Engenharia e Projetos Ltda. O projeto inicial previa espaço para uma Vara Criminal, uma Cível, uma Vara da infância e Juventude, um Juizado Especial Criminal, um Juizado Especial Cível, um Tribunal do Júri com 100 lugares, Diretoria do Foro, Cartório Distribuidor, sala de arma, copa, bateria de banheiros masculino e feminino, garagem, bicicletário e estacionamento com capacidade para 50 veículos.

A maquete da obra enchia os olhos e orgulhava os moradores da cidade, que aguardavam com ansiedade um prédio moderno e bonito para Feijó.

A obra localizada à Rua 21 de Dezembro, Setor 6, Quadra 25, Bairro Nair Araújo, acontecia em área doada pela Prefeitura do Município, conforme a Lei Municipal nº 455/09,  e aprovada pela Câmara de Feijó.

Porém, em setembro de 2011, quase dois anos após o início da construção, a obra foi embargada e segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, à época, “foi feito acompanhamento técnico e percebido que a empresa estaria executando o projeto “à revelia”. A correção teria sido exigida pelo TJ, mas a empresa alegou que não faria e abandonou a obra.

Desde então, segundo a vereadora Matilde Araújo (PSDB), a obra tem servido de refúgio para marginais, que usam o local para usar drogas.

“Não se sabe até momento quem de fato seja o responsável pela construção desta obra e quais providências estão sendo tomadas para dar continuidade à obra”, disse Matilde.

Como o novo prédio não foi concluído, os servidores do Judiciário em Feijó, trabalham no antigo Fórum. “A estrutura está comprometida, com paredes rachadas e tomadas pelo cupim. Acredito que este fórum deveria ser interditado”, afirma a vereadora tucana.

Abaixo a íntegra da decisão do Tribunal de Justiça, sobre a construtora que abandonou a obra do Fórum de Feijó:

DECISÃO – Acolho o parecer exarado pela Assessoria Especial Jurídica e, de consequência, decido:

i) rescindir unilateralmente o contrato n. 244/2009, celebrado com a sociedade empresária RCM Engenharia e Projetos Ltda, nos termos do art. 79, inciso I, c/c o art. 78, incisos II e II, da Lei federal n. 8.666/93;

ii) aplicar em detrimento da Contratada inadimplente as penalidades de multa, no equivalente a 10% (dez por cento) do valor do contrato, e de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração Pública, pelo período de 1 (um) ano, a teor do art. 87, incisos II e II, da Lei federal 8.666/93;

iii) determinar que a Diretoria Administrativa proceda à apuração dos danos experimentados em decorrência do descumprimento do contrato, a fim de que o Tribunal de Justiça reivindique judicialmente a responsabilidade civil da pessoa jurídica RCM Engenharia e Projetos Ltda, ex vi do art. 70, caput, da lei de licitações e contratos.

Providencie-se a inclusão do nome da referida pessoa jurídica nos cadastros de fornecedores impedidos de licitar e contratar com a Administração Pública.

Publique-se. Notifique-se. Cumpra-se.

Rio Branco-AC, 14 de setembro de 2011.

Des. Adair Longuini
Presidente

Compartilhe!

Ad