O PSDB Acre lança, nesta sexta-feira, 25, no Auditório da Associação Comercial do Acre – ACISA, o seu mais novo núcleo temático: o Tucanafro. O lançamento acontece durante o 1º Encontro Estadual da Militância Negra do Partido da Social Democracia Brasileira.
“Nossa participação contribuirá de forma decisiva para ampliar e enriquecer a atuação do partido no enfrentamento ao racismo por meio de ações afirmativas, reconhecimento e valorização da população negra”, afirmou o Presidente Nacional do Tucanafro, Juvenal Araújo.
“A diferença do PSDB para os outros partidos é que acolhemos os movimentos sociais não para aparelhá-los, mas sim para que tragam sua visão para dentro do PSDB e o influencie. Assim será com a militância negra, que participará ativamente do partido, inclusive em sua Executiva”, disse Tadeu Coelho, coordenador do Tucanafro no Acre.
Atualmente, o núcleo da militância negra tucana atua em 14 estados. O primeiro foi criado em São Paulo, há dez anos. Ele vem juntar-se ao PSDB Jovem, ao PSDB Mulher e ao PSDB Sindical, criado há pouco mais de um ano.
PSDB e movimentos negros
De acordo com Juvenal Araújo, o PSDB no Brasil e em Minas foi o responsável pela institucionalização da política de combate ao racismo e da promoção de ações afirmativas e de apoio às comunidades quilombolas.
“Desde sua criação, o partido tem honrado o compromisso de promover e defender os princípios democráticos fundamentais e rejeitar qualquer tipo de discriminação. Agora, com a criação do Secretariado da Militância Negra, o PSDB dá um importante passo no combate ao racismo por meio da inclusão das questões raciais no seu programa partidário”, afirmou.
Ele lembrou ainda que foi em 2001, quando o senador Aécio Neves presidia a Câmara dos Deputados, que foi instalada naquela Casa a Comissão Especial do Estatuto da Igualdade Racial.
“Foi também na primeira administração do então governador Aécio Neves, em 2004, que foi estabelecido o sistema de cotas na Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). E, ainda, foram realizadas no Estado as 1ª e 2ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que resultaram na criação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, em 2009”, explicou o coordenador mineiro do Tucanafro.
Assessoria