Um grupo de mulheres dos partidos que compõem a Aliança por um Acre Melhor realizaram na manhã desta segunda-feira, 5, um ato de solidariedade para Marcia Bittar, que anunciou semana passada sua desistência para concorrer a uma vaga de deputada federal.
O evento organizado pelo PSDB Mulher, contou com a presença de outros setores do PSDB, como o Tucanafro, representado pelo presidente Tadeu Coelho e lideranças políticas de vários bairros de Rio Branco.
“Estamos aqui, pois consideramos de muita coragem esta iniciativa da Márcia. Lamentamos profundamente a decisão dela, pois observamos a importância das mulheres na política, e a temos como nossa referência ”, disse Raquele Nasserala, presidente do PSDB Mulher no Acre.
Durante o evento foi lida uma carta de apoio à Márcia Bittar.
Prezada Márcia,
A cada dia a mulher vem mostrando seu potencial e se reafirmando enquanto profissional, ganhando espaço na sociedade moderna, entretanto, mesmo com todos esses avanços, o número representativo do gênero ainda é muito pequeno na política vigente, haja vista que o grande contingente masculino ainda prevalece em todas as esferas governamentais.
Nomes como: Ângela Merkel, Sonia Gandhi, Margaret Thatcher, Ruth Cardoso e muitas outras, desempenharam um excelente papel naquilo que fizeram, porém mesmo havendo notoriedade na participação dessas mulheres no meio político, isso não foi suficiente para uma maior adesão feminina no mundo político. Sabe-se que existem vários fatores que contribuem para isso: o cuidado com os filhos, o marido, a casa, a profissão, o trabalho, tem deixado muitas sem perspectivas de se vislumbrar como uma mulher pública.
Por isso quando vemos uma de nós com chances reais de vencer, de conquistar e com representatividade, temos que apoiá-la e incentivá-la.
A realidade do Acre não é diferente, já temos grandes mulheres como deputadas e vereadoras, mas queremos mais: mais Eliane Sinhasique, mais Antônia Lúcia, mais Antônia Viera, mais Antônia Sales, mais Matilde. Além disso, temos outro fator legal e técnico que nos faz buscar militantes capacitadas que possam nos representar e de estrema importância para o partido, pois conforme a resolução nº 23.405, Art. 19 parágrafos 5º, 6º, 7º, a desistência de uma candidatura feminina, prejudica também o número de candidaturas masculinas.
Assim o PSDB Mulher Acre recebeu com grande pesar a notícia da retirada de sua candidatura e ressalta o seu nome, Marcia Bittar. Mulher batalhadora, acreana de coração, esposa de Marcio Bittar, que tem um trabalho de bastidores que talvez muitos não conheçam, mas que é do conhecimento dos Tucanos Acreanos e que neste momento fazem questão de reconhecer.
Em todas as campanhas realizadas por Marcio, por trás de toda organização, planejamento, execução, cada pequeno detalhe sempre estava você.
Nas discussões políticas, dentro do partido, como filiada, também sempre esteve à frente das discussões com observações que em muitas vezes apenas as mulheres possuem, por sua sensibilidade às questões do cotidiano.
Por isso, estamos aqui pedindo a você, amiga tucana, que repense na permanência de sua candidatura a Deputada Federal.
Um abraço
Amigas Tucanas do Acre.