Filie-se
PSDB – AC
PSDB – AC

Tendência de inflação elevada é resultado de descontrole, diz Hauly

21 de janeiro de 2014
Email Share

hauly-300x198Brasília (DF) – Professor e economista, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) alertou sobre as últimas avaliações referentes ao cenário econômico brasileiro. Nelas, os analistas apontam para os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para 2014, de crescimento de apenas 0,01%.

Hauly se disser preocupado pelo o que observa como sendo um “momento muito delicado para os brasileiros”. “A economia não vai nada bem. Temos um descontrole fiscal nítido e quem paga o preço pela irresponsabilidade do governo é o povo”, afirmou o parlamentar.

Reportagem, publicada nesta terça-feira (21), no jornal O Estado de S. Paulo, informa que o indicador ter revelado que, apesar do Banco Central (BC) ter aumentado a taxa básica de juros (Selic) mais do que os analistas esperavam, a projeção para este ano passou de 6% para 6,01%, resultado distante do 4,5% do centro da meta de inflação.

Para Hauly, vários fatores tornaram o Brasil um país “sem credibilidade” perante a economia mundial. “A falta de transparência, de concretização dos projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o gasto excessivo do governo são os nossos maiores fantasmas”, acrescentou ele.

A reportagem do jornal Estado de S. Paulo diz ainda que os analistas do mercado financeiro também revisaram para cima as previsões para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – em 2% (2014) e 2,5% (2015).

Compartilhe!

Ad