Governador Beto Richa aumenta salários dos servidores do Paraná
Aumento será R$ 1,4 bilhão, depositado até o dia 29 de janeiro na conta dos servidores
O governador Beto Richa (PSDB) confirmou nesta quinta-feira (7), em reunião com seu secretariado, que vai aumentar em 10,8% os salários dos servidores estaduais já na folha de pagamento de janeiro. O valor tem base no acumulado do IPCA em 2015. Reajuste será de R$ 1,4 bilhão, depositado até o dia 29 de janeiro na conta dos servidores.
Em outubro, Richa pagou outros 3,45% de reajuste. “Essa é uma demonstração do respeito e valorização do trabalho dos funcionários estaduais. Estamos fazendo um esforço para honrar os compromissos e melhorar as condições aos servidores”, disse o governador.
Nos últimos cinco anos, o Paraná ampliou o poder aquisitivo dos servidores concedendo aumentos nos salários acima da inflação para quase todas as categorias do funcionalismo público, principalmente professores, policiais e servidores da saúde. Além dos reajustes, foram feitas grandes contratações para recuperar a defasagem de profissionais em áreas prioritárias. De 2011 a 2015, a média de reajuste do salário base do funcionalismo foi de 67,05%. O porcentual é superior a inflação acumulada para o período, medida pelo IPCA, que é de 33,1%.
Em outros estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Sergipe, além dos servidores ficaram sem reajustes, os salários estão sendo atrasados e os governadores parcelaram o pagamento do 13º.