“A culpa não é da Lava Jato, é do governo Dilma”, rebate o deputado Vitor Lippi sobre queda do PIB
“O governo não pode tratar a Lava Jato como se nada tivesse a ver com o episódio”, apontou deputado federal
Brasília – O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) rebateu as declarações da presidente Dilma Rousseff, que atribuiu à operação Lava Jato da Polícia Federal, que investiga a corrupção na Petrobras, a queda de 1% no PIB nacional.
“A culpa não é da Lava Jato, é do governo Dilma e do PT que escolheram as pessoas que criaram o esquema de corrupção e dele se beneficiaram”, afirmou o tucano.
A declaração de Dilma sobre os impactos da Lava Jato na economia foi divulgada pela imprensa nesta terça-feira (28). A petista falou, durante reunião com ministros: “para vocês terem uma ideia, a Lava Jato provocou uma queda de um ponto percentual no PIB brasileiro”. A presidente disse ainda que a operação trouxe “consequências para o setor do petróleo”.
O parlamentar destacou ainda que a corrupção instalada na Petrobras afetou a credibilidade do Brasil e levou à perda de milhares de empregos. “Mas não se pode dizer que a operação tem culpa nisso. O governo não pode tratar a Lava Jato como se nada tivesse a ver com o episódio. A responsabilidade é toda do próprio governo e do PT”, apontou.
Coordenação
O deputado falou também sobre a cobrança que Dilma fez a ministros – na mesma reunião em que abordou os impactos da Lava Jato, a presidente, segundo a imprensa, cobrou de ministros a pressão sobre parlamentares para que estes votem favoravelmente ao governo no Congresso Nacional. Dilma teria cobrado ‘rapidez e responsabilidade’ dos congressistas.
“Vemos mais uma vez o governo tratando a questão como se fosse algo externo às suas decisões. É uma visão arrogante”, destacou.