Acaba a ditadura de Kadafi, que Lula considerava “líder e amigo”

Acompanhe - 20/10/2011

Brasília – (20/10/11) – O ex ditador líbio Muammar Kadafi foi morto próximo a sua cidade natal Sirte. O governo interino da Líbia confirmou a informação daquele que era considerado “líder e amigo” pelo ex presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Em 2009, num encontro com governantes árabes e africanos, Lula fez elogios a Kadafi, que durante décadas encabeçou um regime onde milhares de pessoas foram mortas e tiveram seus direitos subtraídos (Leia aqui o que a imprensa publicou no Brasil e no mundo sobre a relação de Lula com Kadafi).

Lula e Kadafi se encontraram quatro vezes durante o mandato do petista.

DERROCADA

Os protestos contra Kadafi se agravaram no início do ano, com o surgimento da “Primavera Árabe”, que abalou outros países árabes com governos ditatoriais. Kadafi martirizou seu povo durante 40 anos. Ele era acusado de corrupção e genocídio.

A dura resposta do governo às manifestações causou milhares de mortes e a situação caminhou para uma guerra civil. Um terço da população líbia vive na pobreza. O enorme desemprego, alimentos caros e gastos exorbitantes com arsenais militares foram as principais razões dos protestos.

Temas relacionados:

X
20/10/2011