Aceleração da inflação de maio é a maior desde 1996
A aceleração da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 0,51% em abril para 0,86% em maio, é reflexo da herança maldita deixada pelo governo do Partido dos Trabalhadores, segundo o economista e deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR).
O resultado, que foi divulgado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o maior para o mês de maio desde 1996. Na avaliação de Hauly, o Brasil só se verá livre da inflação e da crise econômica quando houver uma redução de gastos da União. O tucano ainda acusa Dilma e Lula de prejudicarem os trabalhadores do país.
“Quem mais perde são os trabalhadores com a inflação, com a elevação da taxa de juros, com a carestia que vem em cima dos preços nos supermercados e todos os produtos consumidos pelos trabalhadores brasileiros. Então, é a herança maldita que vem do governo do PT e realmente nós vamos pagar muito caro ainda até que o novo ministro, o novo governo possa consertar o imenso estrago produzido por Lula Dilma e PT”, declarou o tucano.
O que mais impulsionou a prévia da inflação neste mês foram os alimentos – principalmente farinha, feijão e leite – que ficaram 1,03% mais caros, e os remédios, que tiveram reajuste de 6,5%.