Alagoas: construção de casas e estradas beneficia população afetada pelas enchentes de 2010
Em menos de três anos, foram entregues 8.372 unidades

Maceió (AL) – Os municípios alagoanos afetados pela tragédia das enchentes de 2010 já tem um novo cenário. Em menos de três anos, foram entregues 8.372 unidades que beneficiaram as famílias afetadas pela tragédia em 19 municípios de Alagoas. A meta do Programa da Reconstrução é fechar o número de 10 mil casas até agosto e entregar o restante até 2014. O projeto total inclui a construção de 17.747 novas moradias.
A enchente atingiu quase 20 mil moradias, estabelecimentos comerciais, estradas vicinais, vias urbanas e pontes.Para acelerar as ações, o governador Teotonio Vilela criou o Programa da Reconstrução que ficou sob a liderança do vice-governador, José Thomaz Nonô. De acordo com Teotonio, o apoio do Governo Federal foi fundamental para atender as demandas da Reconstrução, pela dimensão do fato. “Tivemos o apoio do presidente Lula tanto nas ações emergenciais, como nas ações em longo prazo. Nossos projetos foram aprovados e fomos atendidos com eficiência pelos Ministérios”, afirmou o governador.
As casas são entregues sem qualquer custo para as famílias. De acordo com o coordenador da Reconstrução, Thomaz Nonô, essa foi uma conquista do governador Teotonio Vilela que convenceu a presidenta Dilma Rousseff a nacionalizar a gratuidade da reconstrução de moradias decorridas de tragédias naturais. “Teotonio foi a Brasília, após diversas conversas, a presidenta se convenceu. Ela entendeu que as famílias não podiam arcar com esse prejuízo”, disse Nonô.
De acordo com um levantamento do Governo Federal, o Estado de Alagoas foi o que mais avançou no que se refere a reconstrução de cidades afetadas por fenômenos naturais. “Como gestores, nós precisamos correr contra o tempo, driblar a burocracia, para devolvermos a vida dessas pessoas; são milhares de famílias que não podem esperar, essa tem sido uma das prioridades do nosso Governo”, defendeu o governador.
Com relação a infraestrutura das cidades, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) também alcançou êxito entregando 100% das obras de sua competência. No total, o órgão recuperou 415 km de rodovias vicinais, 65 km de rodovias estaduais, 86 mil metros quadrados de pavimentação urbana, quatro muros de contenção e 54 pontes destruídas nos 19 municípios atingidos pelas enchentes. Somente em Santana do Mundaú, foram inauguradas 25 obras, além de Rio Largo, Atalaia, Paulo Jacinto, Viçosa, União dos Palmares, Branquinha, São José da Lage e Cajueiro que também foram beneficiados.
Informações do Governo de Alagoas