Alunos de Ananindeua recebem alimentação saudável
A alimentação escolar dos 55 mil alunos da Rede Municipal de Ananindeua, cidade administrada por Manoel Pioneiro (PSDB), está cada dia mais variada e nutritiva. A mudança ocorre em função da adequação do cardápio nutricional, com ênfase na promoção de hábitos alimentares saudáveis, instituído pela Lei do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A lei contribui para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos.
A prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), oferta refeições que cobrem as necessidades nutricionais dos alunos durante todo o período letivo. O aluno da rede faz de 1 a 5 refeições, dependendo da unidade de ensino. O berçário, por exemplo, realiza cinco: o desjejum, os lanches da manhã e tarde, o almoço e o jantar; e as escolas da educação no campo, recebem duas.
O cardápio da merenda é elaborado para a educação infantil, o ensino fundamental, o programa Mais Educação e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A alimentação é constituída de sucos, feijão, carne, frango, macarrão, sopas, risoto, mingau, iogurte, além de frutas como laranja, melancia, banana. Faz parte do cardápio, também, a alimentação regionalizada, composta pelo tradicional açaí com tapioca.
“A compra dos alimentos é baseada no cardápio elaborado pela equipe de nutricionistas responsáveis que respeitam as preferências, hábitos e cultura alimentar da localidade. E uma alimentação saudável e adequada para cada faixa etária”, afirmou a nutricionista da Semed, Lílian Monteiro.
O frango, que era inteiro, oferecido aos alunos, passou a ser filé de peito e os sucos que antes eram industrializados, passaram a ser de polpa de frutas natural como o de cupuaçu. A carne não é mais o picadinho de segunda, o leite servidos nas creches é enriquecido de vitaminas especiais e o mingau é de primeira qualidade.
“Antigamente os sucos tinham um gosto diferente e, às vezes, eu nem sabia de que fruta era o sabor do suco. Agora eu sei. É mais gostoso”, disse Juliana Silva, aluna do 9º ano da escola José Maria Moraes, localizada na Br 316 (Centro), aprovando a adaptação do cardápio.
Essas alterações, assim como as formações semestrais recebidas pelos 300 manipuladores de alimentos, rendeu à alimentação escolar de Ananindeua um reconhecimento nacional em 2015. O segundo lugar na etapa regional do Concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, que selecionou as receitas mais caprichadas de cada região, disseminando preparações saudáveis e saborosas em todo o país.
Da prefeitura de Ananindeua