Álvaro classifica de “insanidade” convocação do presidente da CUT para que movimentos saiam “com armas na mão” para defender Dilma
Convocação foi feita pelo presidente da CUT, Vagner Freitas, em evento no Palácio do Planalto
Brasília – O presidente da CUT, Vagner Freitas, defendeu nesta quinta-feira (13) que os movimentos sociais a saiam à “rua entrincheirados, com armas na mão, se tentarem derrubar a presidente [Dilma Rousseff]”. A declaração foi feita no evento Diálogo com os Movimentos Sociais, realizado no Palácio do Planalto.
O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou a afirmação de Freitas uma “insanidade” e uma “mostra de alguém que não está preparado para a democracia”.
“Quem incita a violência, como foi feito, não está preparado para o exercício da democracia. As manifestações de rua, quando pacíficas, são essenciais em um regime democrático. Ele [presidente da CUT] é um ponto fora da curva do sistema democrático”, afirmou o tucano.
Dias destacou a contradição entre a fala de Freitas e as críticas de lideranças petistas à oposição, que identificam ‘golpe’ nos movimentos contrários à gestão de Dilma. “Golpista não é quem defende a aplicação de princípios que estão na Constituição, como o impeachment. Golpista é quem incita a violência”, disse.
“Aval” presidencial
O senador criticou ainda o fato de a declaração de Freitas ter sido feita em um evento oficial no Palácio do Planalto.
“Há, sem dúvida, um aval de quem preside o país a esse tipo de manifestação”, acrescentou.