Anastasia é eleito relator da Comissão do Impeachment

Senador tucano contou com a maioria dos votos dos 21 membros que compõe o colegiado

Acompanhe - 26/04/2016

raimundoLira e AntonioAnastasia e AecioNeves, Orlando Brito1

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) foi eleito nesta terça-feira (26) relator da Comissão Especial formada no Senado Federal para analisar o impedimento da presidente Dilma Rousseff. Anastasia contou com a maioria dos votos dos 21 membros que compõe o colegiado. Não foi apresentada outra candidatura. Nessa primeira reunião também foi aprovado por unanimidade o Plano de Trabalho apresentado pelo senador que prevê amplo direito de defesa já na primeira fase de funcionamento. Segundo o plano, depois de ouvida acusação e defesa, a leitura do relatório deverá ocorrer no próximo dia 4 de maio e a votação no colegiado no dia 6 de maio.

Anastasia disse que vai conduzir seu relatório com absoluta serenidade e com muita responsabilidade. “Com a seriedade que sempre marcou meu trabalho para culminar com a elaboração do relatório, de acordo com o que está determinado, quer pela Constituição, quer pela legislação infraconstitucional e pela decisão do Supremo. Há um rito a ser cumprido. Nós vamos cumpri-lo, dando direito à defesa, ouvindo os acusadores, ouvindo a defesa, em um prazo de dez dias, conforme o calendário apresentado e o plano de trabalho, que foi aprovado por unanimidade”, afirmou.

Com a segunda maior bancada do Senado Federal, coube à oposição indicar o nome para relatoria da comissão, já que o PMDB – maior bancada da Casa – indicou o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) para a presidência. Dessa forma, foi escolhido o nome de Anastasia, que se confirmou nessa terça-feira com a votação dos membros da comissão. A comissão tem até 10 dias para votar o relatório. A segunda reunião do colegiado está convocada para quarta-feira (27) às 9 horas.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, cumprimentou Anastasia pela escolha. “A eleição do senador Antonio Augusto Anastasia como relator da Comissão de Impeachment no Senado é a garantia de que teremos um relatório absolutamente qualificado”, afirmou.

Clique AQUI para acessar o plano de trabalho apresentado pelo senador Anastasia.

 

X
26/04/2016