Anastasia lança o projeto Mães de Minas

O objetivo é reduzir a mortalidade infantil e materna no Estado

Acompanhe - 10/08/2011

O objetivo é reduzir a mortalidade infantil e materna no Estado

Belo Horizonte (10) – O governador Antonio Anastasia, de Minas Gerais, lançou, nesta terça-feira, o projeto social “Mães de Minas”, com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna em Minas Gerais. Por meio do projeto, o Governo de Minas vai acompanhar e orientar gestantes e mães com crianças de até um ano de idade, de forma a garantir às famílias, especialmente as mais vulneráveis, ambiente mais seguro e acolhedor aos seus bebês. A expectativa é que 250 mil mães se cadastrem por ano para o recebimento da assistência. Durante o lançamento do programa, o governador reiterou o compromisso do governo do PSDB em Minas com a saúde e com a vida.

“Lançar o Mães de Minas, mais que um momento de alegria, é um desafio. O projeto é monumental em seus números. Observamos aqui o número expressivo de gestantes que vamos ter de acompanhar praticamente no seu cotidiano e no seu dia a dia. É uma ousadia, mas temos de fazê-lo. Se não tivermos informações precisas da condição de cada uma, não poderemos estar ao seu lado para ajudar. Ao mesmo tempo, sabemos que o Governo sozinho não consegue realizar as diversas missões que tem. Por isso mesmo, tentamos a Gestão para a Cidadania, que tem por foco a participação efetiva do cidadão como coexecutor dessas políticas públicas, afirmou o governador.

O Governo do Estado vai trabalhar em parceria com municípios e organizações da sociedade civil com ações integradas de saúde, educação e assistência social. A Pastoral da Criança, que conta com 90 mil voluntários em Minas, será uma das parceiras, atuando na mobilização social. Inicialmente, o projeto será implantado em nove municípios. Para a efetivação do projeto, será implantado o Sistema de Identificação da Gravidez, que utilizará como fonte de identificação de gestantes os serviços que prestam assistência à mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os centros de referência ou as unidades de urgência, tanto da rede privada quanto da particular.

Presente no lançamento do projeto social do governo mineiro, em Belo Horizonte, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância do “Mães de Minas” para a melhoria dos índices de mortalidade infantil e materna.

Temas relacionados:

X
10/08/2011