Aneel anuncia aumento de energia elétrica em MT, MS e SP

Acompanhe - 05/04/2016
energia2A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou uma alta de até 8,6% na tarifa de luz em três estados brasileiros. Apesar de o governo ter anunciado a bandeira verde para o mês de abril, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o interior de São Paulo terão aumento da energia elétrica. No total, o reajuste deve afetar mais de 6 milhões de pessoas. Para o deputado federal pelo PSDB, Elizeu Dionizio, do Mato Grosso do Sul, o governo é incoerente em suas atitudes e sacrifica o cidadão diante da crise vivida em todo País.
“Esse é o modus operandi do PT. Primeiro, a característica principal do PT é a mentira. Ele mente para a sociedade falando que vai fazer uma coisa, quando a conduta é outra. Repúdio a essa conduta do PT de no momento de crise, o único caminho que o PT encontra para poder sair da crise é o bolso do contribuinte. Ele não tem ajuste na sua própria máquina, ele não tem implementos na parte de hidrelétrica, ele não tem nenhum outro caminho, não sabe fazer numa outra discussão a não ser o bolso do consumidor”, disse.
A engenheira civil Edinete Morais tem 55 anos e mora na cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Ela afirma que a família vai precisar cortar gastos básicos para poder suprir o custo do aumento da energia elétrica. Edinete também critica as ações do governo, classificando-as como propaganda enganosa.
“No meu ver, essa bandeira verde, ela foi assim uma forma de quitar no bolso de todas essas propagandas que estão surgindo do governo nesse momento. Tanto que, para bancar essa bandeira verde que foi “dada”, veio esse aumento. Para mim, faz parte mais uma vez, de uma propaganda de uma enganação para a população.  Eu venho enxergando isso desde a época da eleição. O Brasil, nós cidadãos, pagamos nossos impostos e estamos pagando pelo populismo que tentou se implantar sem poder”, declarou a engenheira.
Em 2012, o governo mexeu nas estruturas do setor elétrico com a aprovação da Medida Provisória 579. Com a finalidade de baixar a conta de energia em 20% de todos os brasileiros, a conta diminuiu em 16% no começo de 2013, mas depois disparou por vários motivos, como a estiagem e também por causa das geradoras que não aceitaram as regras do governo federal, desorganizando as contas no caixa das empresas locais. Os novos valores da conta de luz começam  a valer a partir desta sexta-feira.
X
05/04/2016