Ao falar sobre o Rio Grande do Sul, Anastasia defende a solidariedade entre os entes da Federação
O senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) criticou a falta de sensibilidade da União em relação à situação fiscal vivida pelo Rio Grande do Sul. Em aparte ao discurso da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) na noite da última quarta-feira (12/08), Anastasia lembrou que há anos os governadores tem pedido atenção do Governo Federal para que reveja a dívida dos Estados com o tesouro.
“A palavra-chave é solidariedade. A Federação deve ser solidária, deve haver reciprocidade: os Estados colaboram com a União, a União colabora com os Estados”, defendeu o senador e ex-governador mineiro.
Para Anastasia, o governador José Ivo Sartori tem buscado fazer sua parte, conversando e buscando soluções para a crise atualmente enfrentada pelo Rio Grande. “No momento em que o governador Sartori pede socorro à União, ele tem uma resposta negativa. E, ao contrário de qualquer tipo de negociação, o Governo Federal, de maneira até fria, declara o bloqueio das contas, levando insegurança aos servidores gaúchos, aos fornecedores do Rio Grande do Sul, a toda cadeia econômica daquele Estado, que já se encontra debilitada. Não é hora de retaliação. É hora do diálogo e da composição. A União Federal sabe muito bem como deve fazê-lo”, afirmou.
Recentemente foi aprovada a mudança no indexador dos juros do Estados e Municípios com o Governo Federal, o que, a partir de agora, fará com que dívida pare de crescer. A modificação, no entanto, não afetou o teto do montante que os Governos precisam repassar mensalmente à União. Segundo Anastasia, o momento enfrentado pelos Estados é grave, não sendo hora para qualquer tipo de retaliação.
“Não é de agora que esse alerta vem sendo dado. Já faz anos e anos a fio que os governadores – e eu me incluo entre eles – do último quadriênio estão alertando a União de que a situação é insustentável. Só Minas Gerais pagou, no último ano do meu governo, R$6 bilhões de juros para o Governo Federal – juros de usura praticamente. É inadmissível”, enfatizou.
Na próxima segunda-feira (17/08) o senador mineiro estará no Rio Grande do Sul, onde, a convite da Assembleia Legislativa do Estado, participará de um debate técnico sobre governança. Com o painel “As Reformas e o Estado”, o ex-governador de Minas Gerais falará sobre o atual momento vivido pelo País e apresentará as alternativas para enfrentamento da crise federativa brasileira.
“Certamente, lá todos nós vamos, mais uma vez, de viva-voz, declarar nosso apoio ao Rio Grande do Sul e a necessidade que a União Federal tem, neste momento, de levar a sua mão a um dos Estados principais da nossa Federação”, concluiu.
Da assessoria do senador Anastasia