Arthur Bisneto cobra explicações do Ministério de Minas e Energia sobre apagões no Amazonas
Falhas cometidas pela empresa Eletrobras Distribuição Amazonas têm prejudicado moradores e causado danos materiais irreparáveis ao município de Boca do Acre (AM). Diante dos problemas enfrentados pela população da cidade, o deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) pediu explicações ao Ministério de Minas e Energia para esclarecer os constantes apagões ocorridos no município e eventuais indenizações aos prejuízos causados aos moradores.
Durante o mês de janeiro, lojas comerciais, residências e prédios públicos (inclusive a sede da prefeitura) foram afetados por problemas em geradores de energia defeituosos. De acordo com a prefeitura de Boca do Acre, as falhas no sistema ocorrem a cada duas horas. É comum as casas ficarem às escuras.
Houve uma consequência mais grave: um incêndio de grandes proporções ocorreu em razão da falta de energia. Na madrugada do dia 25 de janeiro, cinco prédios comerciais e três casas residenciais foram completamente destruídos pelo fogo. O prejuízo é estimado em R$ 7 milhões.
Segundo relatório do Corpo de Bombeiros, o fogo pode ter sido causado por um curto-circuito ocasionado pela falta de energia. Após os apagões, a volta da energia também tem danificado os aparelhos elétricos e eletrônicos da região. Segundo relatos dos próprios moradores, a população tem se revoltado com os danos. Os problemas persistiram no começo de fevereiro.
“É urgente que sejam tomadas providências para que a sociedade não pague caro por erros provocados pela empresa prestadora de serviço”, argumenta o deputado.
Em nota, a Eletrobras Distribuição Amazonas admite as falhas nos geradores instalados na usina termelétrica do município, motivadas, segundo ela, por falhas internas e curtos na rede. A empresa se comprometeu em substituir os aparelhos avariados.
A Eletrobras, entretanto, não quis se responsabilizar pelos danos ocorridos como consequência do incêndio. A concessionária afirma que só é responsável pelo fornecimento de energia elétrica até o medidor do cliente.
“A questão que se levanta, porém, é que os dissabores ocorridos em Boca do Acre tiveram como causa os problemas técnicos da Eletrobras Amazonas. A população prejudicada não pode e não deve ser lesada por erros que não são seus. É preciso que os principais responsáveis indenizem os prejudicados em um prazo mais rápido possível”, afirma Bisneto.