Arthur Bisneto pede informações ao Ministério da Educação sobre a péssima avaliação da Alfabetização no país
Quase seis em cada dez alunos de oito anos no Brasil não dão conta de resolver problemas simples de matemática. Entre as crianças dessa idade, 22% terminam o 3º ano do ensino fundamental sem conseguir ler um texto. Isso é o que mostra o resultado da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2014, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) este ano e conforme notícia publicada no jornal Estadão no último dia 17.
Com base nesses dados, o deputado federal Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM) solicitou informações ao Ministério da Educação sobre esses péssimos resultados. De acordo com as informações do MEC, a prova do ANA foi realizada por 2,3 milhões de alunos de 49 mil escolas públicas. Os números também expõem desigualdades regionais. As regiões Norte e Nordeste, por exemplo, tem 35,06% e 35,56% dos alunos no pior nível.
No requerimento, o tucano solicitou informações sobre as providências que serão tomadas para combater a situação; os esforços prejudicados devido ao ajuste fiscal ora realizado pelo governo e se houve cortes específicos nas ações e repasses para o ensino fundamental. O pedido foi apresentando, nesta quarta-feira (30), na Câmara Federal.
*Da assessoria do senador