“A expressão social da juventude”, por Danilo de Castro

Acompanhe - 14/08/2013

Danilo de Castro 2A juventude brasileira inscreve-se novamente como sujeitos sociais de transformação. Esse processo se dá por sua magnitude populacional, cerca de 50 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, e também pelo protagonismo juvenil, por meio do qual os jovens têm a determinação em assegurar seus direitos: educação de qualidade, saúde integral, trabalho e acesso à cultura, ao esporte e ao lazer.

O Dia Internacional da Juventude foi celebrado no último dia 12 de agosto, data marcada pela resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999. Este ano, o lema escolhido pelas Nações Unidas enfocou a questão da migração jovem e do desenvolvimento.

Na sociedade contemporânea, essa população juvenil ainda enfrenta desafios e dificuldades, principalmente, aquela que vive em situação de vulnerabilidade e risco social. Apesar dos avanços na construção da democracia, o Brasil ainda combate problemas de violência contra os jovens, incluindo o racismo, a xenofobia, a discriminação e as violações de direitos humanos.

As políticas públicas para a juventude são fundamentais para o desenvolvimento de uma nação jovem, como é a de nosso país. O senador Aécio Neves, em seu artigo desta semana para o jornal Folha de S.Paulo, realça que há uma geração que precisa ser ouvida para ser fortalecida em seus valores e suas identidades, desafio que se impõe à sociedade como um todo.

Esse desafio está colocado para todos nós hoje e somos convocados para a sua compreensão. É a partir de seu tempo e de sua realidade que essa juventude, alicerce do futuro, insere suas perspectivas, ideias, opções e atitudes na agenda pública.

A participação social da juventude revela ao cenário político a necessidade de ações que promovam cada vez mais inserção e proteção social, geração de emprego e renda, qualificação profissional, e que da mesma maneira garantam o acesso ao conhecimento e à tecnologia. Afinal de contas é essa realidade que queremos para a geração de nossos jovens filhos e para a próxima mocidade.

* Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais

X
14/08/2013