“A gente precisa ter um ambiente de construção de soluções”, diz Daniel Coelho

Artigos - 05/12/2016

unnamed-4*Publicado no Diario de Pernambuco deste sábado (3/11)

A iniciativa popular pedia que votássemos um projeto de combate à corrupção. A medida que responsabiliza o Judiciário por abusos e excessos foi feita nas coxas.

O texto foi finalizado há 20 minutos de uma votação que ocorreu de madrugada sem que a sociedade pudesse opinar. Deu a impressão que foi uma revanche, não de todos, mas de alguns, de impedir a Lava-Jato. Tem que se discutir o abuso de autoridade, mas a maneira e a condução foram equivocadas.

O Senado vai rever essa falta de sensibilidade. Acho que a gente precisa ter um ambiente de construção de soluções. Estou muito preocupado com posicionamentos de extrema esquerda e extrema direita que têm pouco compromisso com a democracia e mantém a luta insana do quanto pior melhor.

Esse ambiente de radicalismo está presente em uma parcela grande da população, mas isso não contribui nada para um país que está em crise.

Na votação, houve aspectos positivos, como transformar a corrupção em crime hediondo. De uma forma geral, vamos acelerar o julgamento e possível punição de quem combater atos ilícitos. Aprovamos vários artigos que vão facilitar a punição de crimes de colarinho branco.

Poderíamos ter discutido esse assunto do abuso de poder em outro momento. Mas acredito que os procuradores adotaram uma linha exagerada, que aumenta o conflito entre o Parlamento e o Ministério Público.

*Deputado federal do PSDB-PE

X
05/12/2016