“As boas escolhas do Paraná”, por Ademar Traiano
Paraná vive um ciclo virtuoso porque o governo conseguiu resgatar a credibilidade do Estado
Artigo do deputado estadual do Paraná, Ademar Traiano

Prestes a completar dois anos e meio de mandato o governador Beto Richa tem muito que mostrar. Para começo de conversa, indicadores econômicos, como PIB, produção industrial e renda, significativamente superiores aos resultados colhidos pelo governo federal.
Há 18 meses seguidos há crescimento no número de empregos industriais, mostram os dados do Ipardes. O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense de 2,8%, no primeiro trimestre de 2013, foi superior à média nacional, que fechou o mesmo período com alta de 1,9%.
Os resultados do Paraná são ainda mais impressionantes quando se sabe que foram obtidos apesar de uma sistemática política discriminatória contra o Estado. Uma política conduzida por ministros paranaenses do PT que jogam pesado contra seu Estado de olho num projeto político pessoal.
O Paraná pode se orgulhar de ter realizado investimentos maciços na educação. Entre elas, 2,5 mil obras em escolas, uma política de valorização dos professores (recomposição salarial de 35%) aumento de quase 150% na verba para o transporte escolar e a contratação de 17.261 profissionais para a rede estadual de ensino.
Na saúde, o aumento de R$ 1,5 bilhão dos recursos orçamentários para o setor, o apoio do Estado para hospitais municipais e filantrópicos, a estruturação da rede de urgências e emergências, a construção de Unidades de Saúde da Família e a implantação da rede Mãe Paranaense, para atender a gestantes e recém-nascidos. O resultado foi a maior redução da taxa de mortalidade materna do País, com queda de 41%.
O Paraná fez a maior contratação de policiais da história, com a incorporação de 3.127 militares, além de novos policiais civis e bombeiros. A renovação da frota de viaturas, com a aquisição de 1.470 veículos, está melhorando as condições de trabalho das forças e ampliando a sensação de segurança na população, assim como as Unidades Paraná Seguro.
Esses investimentos na segurança têm garantido bons resultados. Em Curitiba e Região Metropolitana registrou-se uma queda de 35% no número de homicídios dolosos. No Paraná a redução, ainda que mais modesta, também é expressiva. O número de homicídios reduziu 12% nos primeiros cinco meses do ano.
O programa Família Paranaense – que reúne 18 secretarias e órgãos de governo – produz resultados importantes no atendimento a pessoas mais vulneráveis que mais precisam do poder público para que tenham mais qualidade de vida. Na área de habitação o Paraná desenvolve o maior programa da sua história e vai atender 110 mil famílias em quatro anos.
O programa Paraná Competitivo, que já atraiu mais de R$ 20 bilhões em investimentos, é um instrumento importante para a geração de empregos. É um programa de concepção inteligente, desenhado para promover o crescimento econômico descentralizado. O interior do Estado ficou com 65% dos cerca de 280 mil novos postos de trabalho abertos no Estado em dois anos.
Os projetos em desenvolvimento nas áreas de logística e transporte são realizados com recursos do Estado e da iniciativa privada. As Parcerias Público Privadas estão sendo utilizadas para tornar viáveis e acelerar obras no Paraná.
O Paraná vive um ciclo virtuoso porque o governo conseguiu resgatar a credibilidade do Estado, com segurança jurídica e estabilidade nas regras do jogo. Nem mesmo a queda nas receitas da União e a ação nefasta dos ministros do PT impedem que o Estado contabilize crescentes e importantes realizações.
Finalmente, uma inteligente política de subsídios ao transporte coletivo, centrada na redução dos custos do transporte, proporcionado pela isenção de ICMS do Diesel, concedido pelo governo do Estado, permitiu às prefeituras de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Guarapuava e Foz do Iguaçu reduzir os custos de suas passagens dos ônibus urbanos.
A combinação da isenção tributária, somada a substanciais subsídios diretos permitiram a manutenção da integração do transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana. Reduções significativas nos custos da passagem seriam possíveis na capital se houvesse disposição nesse sentido por parte do município.
De qualquer forma, graças a essa abordagem do governo do Estado, atuando diretamente para reduzir os custos das passagens, o Paraná está na contramão dos protestos contra aumentos de ônibus que tem provocado graves distúrbios em diversos locais do país. Os bons resultados da economia igualmente demonstram as boas escolhas adotadas pelo Paraná.