“Destravando gargalos logísticos”, artigo de Ademar Traiano

Acompanhe - 07/02/2013

* Artigo do deputado estadual Ademar Traiano (PSDB-PR), líder do governo na Assembleia Legislativa

Ademar traiano Foto ALExiste um consenso de que o desenvolvimento do Brasil é travado pelos inúmeros gargalos logísticos que foram se acumulando ao longo de décadas e que só se agravaram nos últimos anos. São portos, aeroportos, rodovias e ferrovias que não funcionam ou funcionam precariamente, que não acompanharam o desenvolvimento do país e que atuam como freios para impedir que o país dê uma arrancada no crescimento.

O governo do Paraná não se limitou a fazer esse diagnóstico e vem atuando em várias frentes para eliminar esses gargalos. O governo do Estado investe pesado em rodovias, faz gestões para que o Estado seja incluído nos programas ferroviários e joga todo o seu peso político para que o Porto de Paranaguá, o maior terminal graneleiro do país, preserve sua importância. O governo Beto Richa desencadeou ainda um programa ousado e inovador para equacionar um setor pouco lembrado mas essencial para escoar a produção agrícola do Paraná – as estradas rurais.

Trata-se do programa Patrulha do Campo, que repassa máquinas e equipamentos a consórcios de municípios para recuperação e modernização de estradas rurais. Trinta patrulhas, de um total de 60 que serão adquiridas pelo Estado até 2014, já estão à disposição das prefeituras. Três consórcios municipais firmaram convênios com o Estado, dois da região Noroeste e um do Centro-Oeste paranaense.

Além de maquinário, o governo está dando suporte às prefeituras na elaboração de projetos técnicos e de engenharia para a recuperação das estradas. Inicialmente, o programa atenderá cerca de 200 municípios, com o aporte de R$ 110 milhões. Cada patrulha é composta por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, caminhonete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

Às Patrulhas no Campo se somam outras iniciativas já em execução para apoiar os municípios na tarefa de manter estradas rurais, como o repasse de óleo diesel e a pavimentação poliédrica (com pedras irregulares) de trechos prioritários. O Estado se aproxima cada vez mais dos municípios para melhorar a vida das pessoas que moram no interior e que contribuem para o crescimento do Paraná.

O Patrulha do Campo será coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar). As prefeituras devem se responsabilizar pelos operadores de máquinas. A Secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) cedem os equipamentos e vão capacitar os operadores de máquinas. Também serão responsáveis pela elaboração dos projetos de readequação.

As patrulhas vão instituir um novo conceito de construção e manutenção de estradas rurais no Estado, em integração com as lavouras. Porque, afinal, não adianta ter uma estrada perfeita se no seu entorno existe uma lavoura mal conservada que joga água em seu leito, provocando erosão.

O projeto ajuda a promover a conscientização das comunidades sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais, especialmente a água e o solo, como condição básica para a melhor conservação das estradas rurais. Estamos reescrevendo o pacto federativo com o apoio do governo aos municípios. É uma forma de reduzir o custo para o trabalhador rural e permitir que a riqueza fique no campo.

O produtor paranaense gasta hoje quatro vezes mais que o argentino ou o norte-americano, os maiores concorrentes do Estado no mercado mundial de alimentos, para enviar uma tonelada de soja até o porto para exportação. Com integração, estamos mudando esse cenário e oferecendo condições de infraestrutura aos produtores. Com o repasse das patrulhas, o governador Beto Richa estima que no mínimo cinco mil quilômetros por ano de estradas rurais sejam revitalizadas.

O programa vai melhorar estradas por onde transitam 30 milhões de toneladas de grãos, a maior safra do Brasil, além de toda a produção agropecuária do Estado, que é uma das mais importantes do País. As boas condições de tráfego nessas estradas terão impacto também para o bom funcionamento do transporte escolar, do acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

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07/02/2013