“Dilma e a rotina de desinformação”, artigo de Tadeu Afonso

Artigo do jornalista Tadeu Afonso

Acompanhe - 10/12/2012

Artigo do jornalista Tadeu Afonso

A presidente Dilma Rousseff desinformou, mais uma vez, a opinião pública – como já se tornou um cacoete no alto comissariado do PT – ao dizer que não pretende demitir Guido Mantega do Ministério da Fazenda.

Numa rápida declaração à imprensa, na sexta-feira, Dilma tentou responder a uma matéria da revista “The Economist” – a mais respeitável publicação de economia no mundo – que afirmava que ela deveria demitir Guido Mantega por haver levado a economia brasileira a uma situação de “moribunda”.

Segundo Dilma, nenhum dos países mais desenvolvidos do mundo e que sofrem as consequências da crise financeira internacional substituiu o seu ministro da Fazenda.

A companheira-presidente não deve ler os jornais e nem ouvir o noticiário das TVs faz tempo.

Nenhuma novidade. Lula também nunca escondeu que só lê – até hoje – as seções de esportes dos principais jornais do país.

Na verdade, os países europeus atingidos pela crise econômica fizeram muito mais do que mudar apenas o seu ministro da Fazenda.

Como são regimes parlamentaristas, houve eleições gerais nesses países e, em pelo menos 10 nações, houve troca de governo.

Assim, desde a crise de 2008, Grécia, Portugal, Espanha, Holanda, Islândia, Eslováquia, Romênia, Portugal, Itália e Inglaterra trocaram seus governos, que passaram da centro-esquerda para a centro-direita ou vice-versa. Na Islândia , inclusive, o ex-primeiro-ministro Geir Haarde acabou condenado por negligência diante da crise.

X
10/12/2012