“Eles devem desculpas à nação”, por Rogério Marinho

Artigos - 13/12/2016

rogerio-marinho-foto-alexssandro-loyola*Artigo do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), publicado na edição deste sábado (10) do Novo Jornal

As manchetes dos últimos dias sobre educação não deixam dúvidas de que o Partido dos Trabalhadores deve desculpas à nação. Novamente o país foi humilhado: “Estagnado, Brasil fica entre os piores do mundo em avaliação de educação”; “Pisa: Brasil aumenta investimento em educação, mas continua no grupo dos ‘lanternas’”; “Resultados do PISA são uma ‘tragédia’, diz ministro da Educação”; “Pisa: quase metade dos estudantes tem desempenho menor que o adequado”.

Definitivamente, a herança deixada pelos que nos governaram até bem pouco tempo é desastrosa. Ao longo dos últimos anos não houve competência para melhorar a qualidade de nosso ensino básico e nem mesmo para ajudar estados e municípios a construírem bases sólidas de aprendizagem para milhões de estudantes. Gastaram rios de recursos públicos para resultados absolutamente pífios. Devem desculpas à Nação, aos pais e aos estudantes por terem sido negligentes e absolutamente incompetentes com a qualidade do gasto público sob sua responsabilidade por 13 anos.

O Brasil no teste Pisa, entre 70 países, ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª em matemática. Estamos estagnados! Precisamos de fortes posicionamentos em favor de mudanças mais do que evidentes e urgentes. Por isso, estamos lutando para aprovar na Câmara Federal, a medida provisória que reforma o ensino médio. Hoje, é uma etapa educacional que não profissionaliza os jovens e não dá condições de competitividade no Enem para os estudantes de ensino público. A aprendizagem está em declínio, segundo avaliações do próprio governo federal.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo.

X
13/12/2016