“Hora da reforma política”, por Pedro Tobias

Artigos - 01/12/2016

Artigo do presidente do PSDB do estado de São Paulo, deputado estadual Pedro Tobias, publicado no jornal O Globo na quarta-feira (30)

pedro-tobias-foto-alspMais que vitoriosos e derrotados, as eleições municipais de 2016 ficarão marcadas pelo recado de insatisfação generalizada ao sistema político. O número de votos nulos, brancos e abstenções no segundo turno atingiu um em cada três eleitores aptos a votar. Neste cenário, mais que análises de conjecturas para o próximo pleito, partidos, políticos e cidadãos deveriam se debruçar em construir uma proposta de reforma política capaz de aproximar eleitores e eleitos e de fazer justiça ao sistema eleitoral, tornando-o, verdadeiramente, uma ferramenta da democracia.

O Senado já aprovou a proposta conjunta dos senadores Aécio Neves e Ricardo Ferraço, a PEC da Reforma Política, que institui cláusulas de desempenho e o fim das coligações proporcionais, temas indispensáveis para acabar com as legendas de aluguel e com a política de negócios em que se transformaram alguns partidos.

É preciso avançar. O cidadão do século XXI anseia por mais participação, ética e transparência. Esse foi o recado das ruas desde junho de 2013. O brasileiro sabe que tem voz e direito a ter vez, e é preciso que o sistema político venha ao encontro deste novo cidadão, conectado e disposto a participar.

Clique AQUI para ler a íntegra do texto.

X
01/12/2016