“Os desafios do agronegócio”, por Geraldo Alckmin
“Agricultura tem sido a salvação da lavoura da combalida economia brasileira e vai repetir o feito em 2017”
*Artigo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), publicado no jornal Folha de S.Paulo – 19/02/2017
“Da porteira para dentro a agricultura vai sempre bem”, diz o refrão nas rodas de conversa no interior. A pujança econômica das cidades do agronegócio comprova a sabedoria cabocla. Verdade também que a agricultura poderia ir muito melhor, da porteira em diante, até a mesa dos brasileiros e os contêineres de exportação.
Por caminhos esburacados e pelas tributações tortuosas do Brasil, grãos e competitividade vão se perdendo. Mesmo assim, a agricultura tem sido a salvação da lavoura da combalida economia brasileira e vai repetir o feito em 2017, evitando que o país feche o terceiro ano consecutivo sem crescer.
O PIB do agronegócio (23% da produção brasileira) deve crescer 2%. Para o PIB nacional, as projeções otimistas mencionam crescimento perto de 1%. A safra de grãos vai produzir 221 milhões de toneladas em 60 milhões de hectares, crescimento de 20% em relação a 2016. Isso ajuda a produção de carnes e puxa as vendas de máquinas agrícolas.
Clique aqui para ler a íntegra do artigo na Folha de S.Paulo.