“Plano Real: a herança do crescimento”, por Carlos Brandão

Artigos - 25/06/2013

Carlos Brandao PSDB MA Foto Ag CamaraO PSDB comemora nessa semana os 19 anos de implementação do Plano Real. Como presidente do diretório regional maranhense eu não poderia deixar de manifestar minha grande satisfação por fazer parte dessa história recente do país. É indiscutível a colaboração do partido ao longo desses anos para a construção da estabilidade econômica, embora seja crescente nos dias de hoje a ameaça da estagnação financeira e outras mazelas da economia.

Nunca é demais lembrar que em junho de 1994 a inflação mensal estava no patamar de 47%. Mas a partir da implementação do Real, a alta dos preços foi controlada e contivemos o dragão da inflação. Dali em diante, o país conseguir entrar no ritmo do crescimento econômico permitindo elevar os indicadores econômicos e sociais.

Para celebrar ainda mais o calendário comemorativo, o PSDB comemora também nessa semana os 25 anos de fundação e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 82 anos de idade. Portanto, é um momento de celebrações ao partido, que foi criado em 25 de junho de 1988 em meio aos trabalhos Constituinte. Defendemos naquele momento a proposta reformista, de vanguarda, organizada em torno de princípios, como o enfrentamento das desigualdades sociais, a livre iniciativa e a eficiência administrativa.

A herança do crescimento deixada por Fernando Henrique, o Real e o PSDB  inclui reformas estruturais que modernizaram a economia, aperfeiçoaram as instituições e permitiram a implantação dos primeiros programas nacionais de transferência de renda. Ao comemorar seus 25 anos, o PSDB reitera ainda seu compromisso com algumas bandeiras, como a estabilidade da economia, a justiça social, melhorias na saúde, educação, e a boa gestão e ética.

Parabéns a todos os tucanos de referência no nosso partido que contribuíram para a construção dessa história. Se hoje conseguimos olhar para trás e perceber o quanto caminhamos foi em razão de muito esforço e trabalho que permitiram chegar ao desenvolvimento do nosso país. Avançamos muito, mas ainda há bastante que se fazer. E continuamos nos dedicando como naqueles momentos intensos da fundação do partido e criação do Real. Viva o Brasil. Viva o Real!

*Carlos Brandão (MA)

 

X
25/06/2013